Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
O Vinho ideal para Harmonizar com cada tipo de Comida
Branco, tinto, espumante ou rosé, um vinho é sempre uma excelente escolha de bebida para momentos especiais. Mas, você sabia que existe um Vinho ideal para harmonizar com cada tipo de comida?
Cada Vinho possui sabor e textura próprios que podem ser combinados com diversos alimentos. Para saber qual Vinho harmoniza melhor com determinado prato, não é preciso ser um sommelier, basta seguir algumas dicas no momento da escolha.
Confira as nossas dicas para escolher o Vinho ideal para harmonizar com cada tipo de comida:
Branco: harmoniza com peixes e frutos do mar, aperitivos, risoto de camarão e carnes brancas.
Branco Doce: harmoniza com sobremesas, cheesecake, queijos maturados de massa semidura.
Branco Seco: harmoniza com aperitivos, peixes e frutos do mar, carnes brancas grelhadas ou com molho leve, queijo de cabra, fondue de queijo.
Espumante: harmoniza com queijos de massa branca como brie e camembert, peixes como salmão, carnes gordas assadas, aves assadas, entradas, aperitivos e embutidos.
Rosé: harmoniza com carnes magras grelhadas, frango assado, verduras gratinadas, massas italianas, charcutaria, tortilhas, omeletes e entradas.
Tinto: harmoniza com carnes e vários tipos de pratos, pois os Vinhos Tintos são muito versáteis.
Tinto Encorpado: harmoniza com queijos duros como provolone e risoto de cordeiro.
Tinto Leve: harmoniza com massas com molhos leves, pizza, vitelas, fígado, carpaccio fondue de chocolate.
Tinto Seco: harmoniza com massas com molho de tomate, molho de ervas ou molho condimentado, queijos amarelos, com parmesão, gouda e frios em geral.
Tinto Seco Encorpado: harmoniza com carnes assadas, queijos brancos como o brie e o camembert, fondue de carne.
Tinto Seco Leve: harmoniza com carnes vermelhas fritas ou grelhadas, frango assado ou cozido, pizza, bacalhau com molho, paella.
Vinho do Porto: harmoniza com frutas secas, bolos, chocolate, queijos azuis, sorvetes, sobremesas.
Agora ficou mais fácil escolher o Vinho ideal, não é mesmo?
"Compartilhe"
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.