Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Você sabe como beber Vinho do Porto
O universo dos vinhos tem conquistado cada vez mais admiradores não só no Brasil, como em todo o mundo. Nos últimos anos, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o consumo da bebida foi de quase 250 milhões de hectolitros por ano.
A variedade de produção é grande, capaz de agradar a todos os tipos de paladares e envolve rótulos tintos, brancos, rosés, espumantes, licorosos, entre outros. Por isso, que tal conferir a partir de agora algumas dicas de como beber Vinho do Porto?
Desfrute um Vinho com características únicas
Como já dissemos aqui, o Vinho do Porto é uma bebida de teor alcoólico elevado, sabor mais doce e forte, e com três tipos principais de classificação: Branco, Ruby e Tawny. Produzido a partir de um processo de fermentação incompleta, ele ainda tem em sua composição uma parcela de aguardente especial, que apresenta mais de 70% de álcool.
Por ser licoroso, o tradicional vinho geralmente é apreciado em quantidades menores se comparadas às dos tradicionais tinto, branco e rosé. Além disso, ele também é degustado em momentos diferentes da refeição, como por exemplo com sobremesas e aperitivos.
Vinho do Porto: Um rótulo elegante e sofisticado
Talvez o rótulo mais emblemático de Portugal, o Vinho do Porto só pode levar esse nome se for elaborado no território do Douro. Ademais, para seguir a tradição vinícola, é ideal ser saboreado em uma taça de mesmo nome e menor tamanho do que as tradicionais Borgonha e Bordeaux.
É importante lembrar também que é indicado se atentar à temperatura da bebida quando for servi-la, já que ela pode interferir positiva ou negativamente nas expressões olfativas e gustativas do vinho.
Quando for degustar um Porto Branco, por exemplo, tente consumi-lo mais fresco, com temperatura perto dos 8°C. Para o Porto Ruby, aposte em deixá-lo mais à temperatura ambiente, em torno de 15°C. Já para o Porto Tawny, invista no meio termo: 12°C é ideal.
Harmonização dos Deuses
Ao contrário dos tradicionais rótulos tintos e brancos, que não duram mais do que dois dias depois de abertos, um Vinho do Porto pode ser conservado por até dez dias na geladeira.
Mas se você acha praticamente remota a possibilidade de abrir uma garrafa e não consumi-la de uma vez só, não se preocupe. Afinal, existem vários tipos de acompanhamentos para essa verdadeira preciosidade – e aprender como beber Vinho do Porto não é uma tarefa nem um pouco difícil.
Vinho do Porto Branco
O Porto Branco é um vinho ideal para ser degustado em coquetéis, como uma bebida de entrada para abrir o apetite e também acompanhamento de aperitivos. Por ser mais leve que os demais tipos, ele combina muito bem com opções igualmente leves, como:
* - Amêndoas;
* - Azeitonas;
* - Castanhas;
* - Nozes;
* - Petiscos;
* - Entre outras.
Vinho do Porto Ruby
O Porto Ruby, por sua vez, é um tinto frutado, macio e indicado para ser apreciado após as refeições. Ou seja, com sobremesas. Por isso, algumas das opções sugeridas são:
* - Frutos secos;
* - Queijos azuis;
* - Queijos portugueses,
* - Receitas com chocolate escuro (amargo) e frutas vermelhas;
* - Entre outras.
Vinho do Porto Tawny
O Porto Tawny, assim como o Ruby, é um vinho tinto. Porém, ele apresenta um caráter mais complexo e intenso, harmonizando após as refeições de forma agradável com:
* - Frutos secos;
* - Queijos azuis;
* - Queijos semiduros;
* - Receitas com chocolate mais doce (ao leite);
* - Tortas com oleaginosas;
* - Entre outras.
"Compartilhe"
Sempre beba Água ao Tomar um Vinho.
Qual é a Taça de Vinho que devo usar?
Diferença do Vinho Reserva para o Reservado?
O que é Vinho Rosé, você sabe?.
O que é Vinho de Mesa, você sabe?.
Evite dores de Cabeça ao Beber Vinho.
Diferença entre Vinho Seco e Vinho Suave.
Diferença entre Tampa de Rosca e Rolha no Vinho.
Deitado ou em Pé, como guardar o Vinho.
Você sabe como Beber Vinho do Porto?.
Tudo que você precisa saber sobre Vinhos.
Confira os tipos e Sabores de Vinho.
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.