Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Vinícula Salton, uma das mais Tradicionais do Sul
Na Serra Gaúcha a Vinícola Salton ocupa posição de destaque e referência na produção de vinhos.
É comum encontrarmos na extensa história do vinho relatos emocionantes de como a vitivinicultura familiar deu muito certo em território brasileiro.
A Vinícola Salton é uma dessas histórias, onde o patriarca da família – Antonio Domenico Salton – em 1878 deixou seu lar em terras italianas e partiu para o Brasil, em busca de melhores oportunidades.
Nessa audaciosa empreitada, ele se alojou na colônia italiana de Vila Isabel, o que corresponde atualmente à cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
A fundação oficial da empresa data do ano de 1910, o que confere à “Vinhos Salton” mais de 100 anos de história.
Mas, onde está o segredo de sucesso da Vinícola? Quais os tipos de vinho que ela produz e suas características?
Paulo Salton & Irmãos e o início da Vinícola Salton
Quando chegou ao Brasil, Antonio Domenico Salton fez, o que para a época era algo bastante comum: vinificar informalmente, produzindo vinhos de forma artesanal e familiar.
Contudo, foram os filhos do patriarca Salton que transformaram o negócio informal em uma empresa registrada, inicialmente sob a alcunha “Paulo Salton & Irmãos”.
Os “irmãos” consistiam em Paulo, Ângelo, João, Cézar, Luiz e Antônio, que juntos deram vida e nome aos negócios do pai.
Desde sua fundação, a Salton já teve três gerações administrativas e está a revelar a quarta geração, que promete ser tão competente na produção de vinhos quanto as outras três.
Referenciais Estratégicos da Vinícola Salton
Toda história de negócios de sucesso envolve muito trabalho e dedicação.
Com a vinícola Salton não poderia ser diferente.
Nesses mais de 100 anos, eles priorizaram alguns referenciais na hora de produzir seus vinhos.
Valores que norteiam suas ações e resultam em vinhos bem feitos e de qualidade exemplar.
São os principais:
* - “Qualidade se faz com o comprometimento de todos.”
* - “Inovar é buscar o inesperado e surpreender sempre.”
* - “Elaborar produtos de excelência, que proporcionem momentos de satisfação.”
Com tamanho comprometimento, não precisa pensar muito para entender como a Salton tornou-se uma das melhores e mais aclamadas vinícolas do país.
Além de produzir vinhos, a vinícola trabalha ainda com o enoturismo, oferecendo tours e visitas guiadas para todos os gostos.
Vinhos e Espumantes de Qualidade
A vinícola Salton possui uma extensa gama de vinhos, além de variações como suco de uva integral e chás.
Podemos encontrar variedades diferentes de vinhos para todas as ocasiões, desde aquele vinho cotidiano ou um para celebrar em ocasiões especiais.
Das linhas de vinhos podemos citar:
* - Linha Exclusividade;
* - Linha Adega;
* - Linha Contemporâneo;
* - Linha Fantasia;
* - Linha Cotidiano;
* - Linha Fresh;
Nessa gama, podemos encontrar desde os mais encorpados, como Salton Septimum – complexo e estruturado – aos de expressão mais descompromissada e leve como o Séries by Salton Rosé Brut, com notas de frutas vermelhas e frutos cítricos.
Com linhas e vinhos para todos os gostos, a Salton não apenas conquista os novos apreciadores com vinhos de fácil apreciação como surpreende os veteranos com as versões mais complexas e expressivas de seus vinhos.
Sem dúvida, essa eclética variedade expressa toda a qualidade, criatividade e capacidade de inovação da marca, que há mais de um século vem ganhando não só o Brasil, mas o mundo.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.