Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Vantagens e Desvantagens do Vinho em Lata
O Vinho em Lata é um lançamento que vem dando o que falar. Mas, afinal, qual é a diferença do vinho em lata para os vinhos tradicionais, em garrafas de vidro?
Vinho em Lata no Brasil
O Vinho em Lata chegou ao Brasil em 2017, trazido pela marca Ovnih, produzido pela Vinícola Giaretta, localizada na Serra Gaúcha.
A Ovnih trabalha com quatro espumantes em lata, um branco brut, um brut rosé, um moscatel, e um branco hop, que conta com adicional de lúpulo.
Dois anos mais tarde, em 2019, chegou ao mercado de vinhos em lata a Bliss, marca de Priscila Simon e Raquel Scherer.
Hoje, o Brasil conta com mais de quinze marcas de Vinhos em Lata, sendo comercializados tanto em supermercados quanto on-line, em e-commerce especializados.
Vantagens do Vinho em Lata
Praticidade
Uma das maiores vantagens do vinho em lata é a praticidade.
Com a lata fica mais fácil levar o vinho para lugares onde não seria prático levar uma garrafa de vidro, como para a praia, a piscina ou para um acampamento.
A lata de alumínio é mais resistente que a garrafa de vidro, fazendo que o vinho em lata possa ser transportado e acondicionado de forma mais prática.
Preço
No geral, o vinho em lata conta com um preço inferior às garrafas tradicionais de vinho.
Essa pode ser uma vantagem para quem busca economizar ou está começando a explorar o universo do vinho, podendo experimentar diferentes tipos de vinhos sem pesar no bolso.
Tempo de Resfriamento
Outra vantagem do vinho em lata é o tempo de resfriamento. A lata de alumínio faz com que o vinho seja resfriado mais rapidamente do que na garrafa de vidro.
Reciclagem
Para quem está preocupado com o meio ambiente, o vinho em lata conta com outra vantagem, a reciclagem.
Apesar de tanto a garrafa de vidro quanto a lata de alumínio poderem ser recicladas, no Brasil o alumínio sai na frente.
Estima-se que 98% das latas de alumínios são recicladas, enquanto apenas 46% das garrafas de vidro são recicladas.
Desvantagens do Vinho em Lata
Qualidade
A maior desvantagem do vinho em lata, pelo menos no momento, é a qualidade.
Grande parte dos vinhos em lata encontrados no mercado são vinho mais simples, produzidos com uvas de qualidade inferior e um processo de produção menos cuidadoso.
Há exceções, é claro, mas, no geral, o vinho em lata acaba sendo uma opção para quem busca um vinho para o dia a dia, não para ocasiões especiais.
Potencial de Envelhecimento
Os especialistas apontam o potencial de envelhecimento como um dos maiores problemas dos Vinhos em Lata.
Para que o vinho aumente em complexidade com o passar dos anos, vários fatores estão envolvidos, mas um deles é fundamental, o contato do líquido com a rolha de cortiça.
Por isso, recomenda-se que as garrafas de vinhos sejam guardadas na horizontal, para que a rolha esteja em contato constante com o líquido.
Claro que nem todo vinho é um vinho de guarda, mas com o Vinho em Lata a possibilidade de envelhecimento é completamente removida.
Os vinhos em lata devem ser consumidos logo após a compra, senão correm o risco de estragar, pois o vinho não é uma bebida que foi desenvolvida para ser acondicionada em latas de alumínio.
Tradição
Esse é um ponto que gera polêmica, mas o vinho conta com uma longa e complexa tradição, que remonta a cerca de 5.000 a.C.
Hoje, grande parte dos países produtores de vinhos contam com rígidas práticas para a produção dos chamados vinhos finos, que vão desde a colheita das uvas até o engarrafamento.
Por conta disso, o Vinho em Lata ainda tem um grande caminho a percorrer se quiser modificar séculos de tradição vitivinícola.
Ritual do Vinho
Por fim, um ponto defendido por muitos especialistas é que o Vinho em Lata remove etapas do ritual de apreciar um bom vinho.
Afinal, abrir uma latinha não oferece o mesmo envolvimento que abrir uma garrafa de vinho com um saca-rolhas e servi-lo em uma refinada taça de cristal.
O ritual do vinho não é só uma tradição, como também tem como objetivo garantir que a bebida esteja em suas condições ideais para que seja apreciada.
Por isso, dificilmente veremos o Vinho em Lata substituir a tradicional garrafa de vinho.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.