Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Uva Gewuerztraminer, a mais aromática das Uvas
Uma uva de nome complicado, com uma pele extremamente grossa e rosada, que proporciona vinhos especiais e aromáticos. A Uva Gewürztraminer é surpreendente.
A maior parte dos vinhedos da uva Gewürztraminer se localiza na região da Alsácia, na França, mas também pode ser encontrada em locais como:
* - Nova Zelândia;
* - Alemanha;
* - Norte da Itália
* - Oregon e Washington, na costa leste dos Estados Unidos;
* - Canadá.
* - Entre outros.
A uva Gewürztraminer é típica de locais mais frios e possui rápido amadurecimento.
Por mais estranho que possa parecer, a casta Gewürztraminer não é de origem alemã, mas sim, italiana.
O próprio nome Gewürztraminer significa “a uva apimentada de Tramin”. Tramin é uma vila italiana com muitos falantes de alemão, como veremos mais à frente.
Esta variedade de uva pode produzir vinhos brancos, tanto secos quanto doces. Mesmo os vinhos secos trazem ao paladar uma suave sensação de doçura, graças ao açúcar residual da fruta.
E os doces desta magnífica uva são feitos a partir de exemplares mais “passados”, de colheita tardia ou mesmo de vinhedos congelados.
Uva Gewürztraminer: História
A história da família da Uva Gewürztraminer é complicada, muito por causa de seu genoma instável.
Como dito, ela é oriunda da região de Tramin, um vilarejo falante de alemão localizado na região do Tirol do sul.
Existem algumas uvas que são bem semelhantes à Gewürztraminer, que se diferem apenas por alguns detalhes. Podemos citar:
* - Savagnin blanc, na França;
* - Frankisch, na Áustria;
* - Gringet, em Savoia;
* - Heida, na Suíça;
* - Formentim, na Hungria;
* - Grumin, na Boêmia.
Pode-se dizer que todos são, de uma certa forma, clones da Gewürztraminer.
Estas uvas, possivelmente, foram chamadas de Traminer durante cerca de 600 anos, do ano 1000 até o século XVI, onde o seu cultivo era limitado ao vilarejo de Tramin.
A partir daí, a uva se espalhou por toda região do Reno até a Alsácia, onde o sufixo Gewürz (apimentado) foi adicionado ao nome, que passou ser usado por volta de 1870.
E por isso, entra tantas idas e vindas, mutações e mudanças, de forma gradual, a uva Gewürztraminer foi tomando o seu lugar como fonte de um dos melhores vinhos do mundo.
Vinhos com Características Inusitadas
O estilo único dos vinhos da casta Gewürztraminer divide críticos. Com aromas perfumados e marcantes, e repletos de sabores picantes e únicos, seus vinhos oferecem uma sensação especial.
O bouquet dos seus vinhos traz especiarias, flores perfumadas e frutas tropicais. Os sabores variam imensamente, e podemos citar:
* - Canela;
* - Lichia;
* - Pétala de rosas;
* - Laranja;
* - Manga;
* - Gengibre.
Lembrado que os vinhos da Gewürztraminer precisam ser de alta qualidade, para que você consiga sentir todas as nuances de seus aromas e sabores.
Sem dizer que os vinhos apresentam uma picância única e característica e uma coloração intensa, que transita entre o dourado e um amarelo-escuro.
A harmonização perfeita que se deve fazer com os desta variedade leva em conta a sua capacidade picante.
Pratos condimentados, como comida indiana e tailandesa, e inclusive alguns pratos da culinária chinesa e alemã que sejam bastante condimentados, são excelentes escolhas para combinar com o vinho da Gewürztraminer.
Já os seus brancos mais adocicados funcionam perfeitamente bem com sobremesas à base de frutas.
Alguns vinhos feitos a partir da casta Gewürztraminer e que são dignos de nota são:
* - Robertson Gewürztraminer 2016;
* - Schieferkopf Gewürztraminer 2014;
* - Gewürztraminer Reserve 2013 – Dopff Au Molin.
Agora é só você se deliciar com os aromas especiais desta fantástica uva e descobrir um novo mundo de sabores.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.