Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Rouriga Nacional, a companheira do Fado
E é da terra do fado, da saudade, dos escritores, dos navegadores e da inesquecível Amália Rodrigues, que vem a uva Touriga Nacional.
Esta nobilíssima uva, tão quanto os Orleans e Bragança que nos colonizaram, é um orgulho português.
Possivelmente a casta nativa mais importante de nossa nação irmã, é presença garantida em quase todas as vitícolas do país, sendo matéria prima de vinhos sensacionais.
A mais conhecida fora de Portugal, a uva Touriga Nacional tem origem na Região Demarcada do Dão, mas, como dito, do Douro ao Alentejo é possível encontrá-la.
Isso se deve por ser uma uva extremamente resistente às pragas, o que permite também que ela seja largamente exportada.
Não são apenas Fernando Pessoa, Camões, o fado, José Saramago, Cristiano Ronaldo, a Bacalhoada e as grandes navegações que fazem Portugal ser conhecido no mundo todo.
A Uva Touriga Nacional também entra nesta lista.
Com uma elaboração complexa e variada, a uva Touriga Nacional dá vida a diversos tipos de vinhos, como secos, tintos, espumantes e licorosos.
Esse tesouro português é, por muitas vezes, considerado uma resposta portuguesa à francesa Cabernet Sauvignon. E diante dela, pode acreditar, a uva Touriga Nacional não faz feio. Muito pelo contrário.
Touringa Nacional uma História Atípica...
A referência mais antiga à uva Touriga Nacional encontra-se no livro “O Portugal Vinícola”, do século XIX, pelo agrônomo Cincinnato da Costa.
Neste livro ele relata que quase todos os vinhedos do Dão cultivavam esse tipo de uva.
Mas, por ser uma uva nobre e de possuir uma produção reduzida, ela era pouco reconhecida até há pouco tempo.
Por isso ela era preterida, ao favor de outras uvas. Mas, na década de 80, quando os consumidores começaram a exigir vinhos de maior qualidade é que a uva Touriga Nacional ganhou destaque e uma produção maior.
As Particularidades da Touringa Nacional
Extremamente adaptável a vários tipos de solo e climas, a uva Touriga Nacional é cultivada do Douro ao Alentejo.
E não somente lá. No Brasil, Estados Unidos, Austrália e África do Sul também já se cultiva essa uva.
A Touriga Nacional é uma uva com cachos pequenos e compactos, com bagos levemente achatados e de uma cor negra azulada profunda e sedutora.
Ela produz vinhos encorpados, equilibrados, com bons níveis alcoólicos, bastante complexos e com ótimas capacidades de envelhecimento.
Seus taninos são poderosos e fortes, mas, ao mesmo tempo, conseguem ser elegantes e delicados.
É incrível a quantidade de aromas que se apresentam nos vinhos das uvas touriga nacional.
Trazem ao paladar violetas e frutas como amoras e ameixas, com notas florais e frutadas, e também de alecrim, menta e chocolate, explosivas e intensas.
Sua passagem no carvalho também acrescenta notas de baunilha, noz-moscada e até mesmo marshmallow.
Harmoniza muito bem com lombo, carneiro e pernil e outras carnes fortes, principalmente se forem acompanhados de elementos agridoces, como abacaxi e damasco. Pratos da culinária indiana também combinam.
Saladas de palmito com tomate, farofa com passas e até mesmo chocolate, café e sobremesas com nozes, assim como queijos azuis, podendo citar o roquefort e o gorgonzola, também harmonizam maravilhosamente bem os vinhos da uva Touriga Nacional.
Alguns vinhos produzidos por ela são:
Uniqo Touriga Nacional 2010 – Concentrado e volumoso, frutado e com notas de especiarias. Complexo e elegante.
Vinhodo Porto Dow´s Tawny – Tinto, com aroma de frutos secos e madeira. Possui taninos sedosos.
Rapariga da Quinta Rosé 2013 – De paladar leve, é um vinho fresco e versátil.
Agora é só aproveitar e saborear os vinhos feitos com a uva Touriga Nacional.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.