Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Diferenças da Uva Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon
Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon são duas uvas bastante conhecidas entre os amantes de vinhos, mas apesar dos nomes parecidos, essas variedades têm características distintas.
Cabernet Franc
Apesar de ser conhecida com uma cepa francesa, sendo cultivada na região do Vale do Loire desde o século XVII e em Bordeaux desde o século XVIII, estudos genéticos recentes apontam que a Cabernet Franc tem sua origem no País Basco, tendo uma relação com as variedades Morenoa e Hondarribi Beltza.
Mais precisamente, a Cabernet Franc seria originária dos Pyrénées espanhóis, uma cordilheira no sudoeste da Europa, entre a França e a Espanha.
Acredita-se que a uva Cabernet Franc chegou à França pelas mãos de peregrinos que voltavam de Santiago de Compostela.
A Uva Cabernet Franc
A Cabernet Franc é uma uva vigorosa, que floresce e amadurece cedo, cerca de uma semana antes da Cabernet Sauvignon.
Com cachos de tamanho médio e bagos de tamanho pequeno e arredondados, a Cabernet Franc é pouco suscetível às doenças que atacam as videiras.
O Vinho Cabernet Franc
Os Vinhos Cabernet Franc são elegantes, contando com bom frescor, textura macia e médio corpo.
No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas e negras, como framboesa e groselha, notas minerais, nuances vegetais, como de pimentão, além de toques de especiarias.
Harmonização com Cabernet Franc
O Vinho Cabernet Franc é um ótimo companheiro para carnes vermelhas, carnes de caça, cordeiro e javali.
Cabernet Sauvignon
A Uva Cabernet Sauvignon é originária da região vitivinícola de Bordeaux, no sudoeste da França.
Não se sabe ao certo quando ela começou a ser cultivada nos vinhedos franceses, mas é possível encontrar menções a vinhos produzidos com essa variedade ainda no século XVII.
A Cabernet Sauvignon nasceu do cruzamento de duas variedades, a uva tinta Cabernet Franc e a uva branca Sauvignon Blanc, tomando, também, seu nome da junção dessas castas.
Hoje, a Cabernet Sauvignon é a variedade tinta mais famosa e cultivada no mundo, sendo conhecida como a rainha das uvas tintas.
A Uva Cabernet Sauvignon
Assim como a Cabernet Franc, a Cabernet Sauvignon é uma uva vigorosa e pouco suscetível às doenças que atacam as videiras.
Quando comparada à Cabernet Franc, a uva Cabernet Sauvignon apresenta casca mais grossa, o que faz com seus vinhos apresentem maior acidez e intensidade de aromas.
O Vinho Cabernet Sauvignon
É possível encontrar no mercado vinhos Cabernet Sauvignon de diversos estilos, desde rótulos mais leves, com médio corpo, ideais para o dia a dia, até exemplares mais encorpados, que apresentam um grande potencial de envelhecimento.
No nariz, o vinho Cabernet Sauvignon revela aromas de frutas vermelhas e negras, notas de especiarias, como pimenta-preta, nuances herbáceas e vegetais, como de pimentão, além de toques mentolados e de alcaçuz.
O envelhecimento em carvalho traz a tona notas de grafite, cedro e tabaco.
Harmonização com Cabernet Sauvignon
O Vinho Cabernet Sauvignon é bastante versátil, acompanhando bem carnes vermelhas, carnes de caça, massas, pizzas e hamburguers.
Experimente, também, harmonizar a uva Cabernet Sauvignon com queijos maduros, como Gouda e Gruyère.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.