Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Região do Alentejo, beleza e os malhores Vinhos do Mundo
Conhecida por suas incríveis atrações turísticas, Alentejo possui mais do que vilas pitorescas e Castelos imponentes.
Afinal, estamos falando de uma das maiores regiões vitivinícolas de Portugal, famosa por seus vinhos e espumantes.
A chamada Denominação de Origem Alentejana possui oito sub-regiões: Évora, Redondo, Borba, Reguengos, Vidigueira, Moura, Portalegre e Granja-Amareleja.
Nelas, são cultivadas diversas castas, umas mais do que outras, dependendo de sua qualidade e da sua predominância por área.
Os vinhos alentejanos estão entre os melhores do mundo e, somados à gastronomia local, forma um ótimo destino turísticos para os amantes de belas paisagens e bons vinhos.
Para saber mais sobre essa região de belas ruas e paisagens vinícolas deslumbrantes, continue lendo.
Geografia de Alentejo e Suas Uvas
Sabemos que as uvas formam o caráter e identidade do vinho. Através de uvas de qualidade, são produzidos ótimos vinhos.
A qualidade das uvas, por sua vez, será diretamente influenciada por dois agentes: condições geográficas (tipo de solo, clima, relevo e substrato geológico) e, é claro, o produtor.
O primeiro agente é responsável pelas características gustativas e aromáticas que serão geradas na uva. O segundo agente garantirá que cada etapa da produção seja executada com toda sua expertise.
No caso da região do Alentejo, temos a nosso favor as extensas planícies – relevo predominante na região. Contudo, nas encostas íngremes da serra de São Mamede (região de Portalegre) também se encontram grandes vinhas.
Os solos em geral são muito heterogêneos, de argila, calcário, granito ou xisto. Ainda assim, é comum que esses solos sejam classificados como pouco férteis.
As castas mais plantadas nessa região são a Roupeiro, Arinto e a Antão Vaz. Isso, em relação à variedade de uvas brancas.
Da família das uvas tintas, temos as castas Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet e Castelão como as mais destacadas.
A Rota dos Vinhos de Alentejo: Blends, Tintos e Brancos
Em se tratando de Portugal, o Alentejo é a região que lidera o mercado português de vinhos, tanto em volume de vendas como em valores.
Mas, para ganhar tamanha visibilidade, o país decidiu investir em uma promoção digna da grandeza de Alentejo.
Estamos falando da Rota dos Vinhos de Alentejo.
Imagine um lugar pensado especialmente para fazer a promoção de vinhos da região alentejana, onde as provas são oferecidas diariamente e em sistema de rotatividade semanal.
Durante a visita, você pode conhecer e provar vinhos alentejanos e saber como são produzidos, além de aprender sobre as castas e adegas da região.
É possível também elaborar um programa de visitação às adegas da região.
Mas, quais os vinhos que podem ser experimentados em Alentejo?
Vinho Branco DOC: Composto pelas castas Roupeiro, Fernão Pires e Arinto. Recomenda-se que seja servido a uma temperatura de 8°C;
Vinho Tinto DOC: Blend formado pelas castas Trincadeira, Aragonês, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet;
Vinho Tinto Regional: Formado pelas variedades Castelão, Trincadeira e Aragonez. Preferencialmente servido a uma temperatura entre 16°C e 18°C;
Vinho Branco Regional: Com as castas Roupeiro, Tamarez e Rabo de Ovelha, é formado o típico Vinho Branco Regional de Alentejo.
Como a grande região que é, Alentejo possui uma variedade muito extensa de vinhos tintos e brancos, de diferentes volumes e notas.
Deu até vontade de conhecer essa bela região vinícola, não?
Na primeira oportunidade, visite a Região de Alentejo e encante-se com as paisagens de época e seus vinhos de qualidade.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.