Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Região da Catalunha, a emancipação do sabor
Muito se fala hoje em dia sobre a Região da Catalunha. A maior parte sobre sua condição política.
Após várias tentativas de se emancipar da Espanha, esta conturbada e brilhante região tem muito a nos oferecer.
Eu poderia longamente falar aqui sobre a beleza da arquitetura de Antoni Gaudí, como a Basílica da Sagrada família, obra de arte erigida no coração de Barcelona.
Poderia falar também de Joan Miró, Salvador Dalí e Pablo Picasso, que lá viveram e que se inspiraram na cidade para desenvolver sua arte única.
Sim, a Catalunha é uma terra de artistas, escritores, filósofos. Musa inspiradora de poetas e amantes. Bela que desperta paixões e revoluções.
Mas não é sobre isso que vou falar aqui. Mas dos vinhos da Catalunha.
Que, como tudo desta região, não poderiam deixar de ser uma obra de arte.
História da Região da Catalunha
Sua produção de vinho remonta aos Fenícios, que há mais de 3000 anos descobriram que o clima era ideal para o cultivo de uvas.
Mas, foi durante o Império Romano que a Vinho da Catalunha realmente floresceu.
Na idade média, o clima mediterrâneo combinado com o espírito comercial enraizado em seus habitantes, fez que seu vinho fosse um dos produtos mais negociados nas rotas comerciais.
Mas no século XIX, a peste Filoxera devastou seus vinhedos por 50 anos, o que ajudou a consolidar a região dos Pirineus como grandes fabricantes de vinho.
Mas os vinicultores franceses que se instalaram na região, com seu know-how e seu domínio de formas modernas de produção de vinho, tornaram o vinho da Catalunha grande novamente.
Esta variedade de uvas, junto com uma elevação e proximidade do mar perfeitas, tornam o vinho da Catalunha uma das maiores regiões produtoras de vinho do mundo.
Os Vinhos da Catalunha!
Vamos voltar nossos olhos agora para os melhores vinhos da Catalunha.
Cava
Produzido em Penedés, este espumante é a maior e mais significativa produção de toda a Catalunha.
Também é a mais antiga. Estudos arqueológicos afirmam que existem traços de vinicultura nesta região que datam de 600 a.C.
A região de Penedés, graças à sua grande variedade de uvas, hoje reúne a maior parte dos produtores de vinho de vanguarda de toda Espanha.
O método de produção é a segunda fermentação já dentro da garrafa e são qualificados pelo nível de açúcar (extra brut, brut, extra seco, seco, semi seco e dulce).
Priorat
A região mais bem conhecida no cenário internacional, é uma das duas únicas regiões que possuem a D.O – Denominação de Origem qualificada, que reconhece a grande qualidade e consistência de seus vinhos.
O sabor do vinho é muito influenciado pelas propriedades vulcânicas do solo, que é rico em argila.
Em Priorat os vinhos são frutados e bastante encorpados.
Costa Brava
Localizada perto da França, no nordeste da Catalunha, esta região próxima do mar tem uma longa história de vinho rosé.
Mas hoje os vinhos tintos são responsáveis por 60% da sua produção anual. São encorpados e envelhecidos em barris de Carvalho.
Existem mais de 20 variedades com o selo D.O. nesta região. Entre elas a Grenache e a Syrah.
Conca de Barberà
Da província de Tarragona, é famosa pelos seus vinhos brancos.
O mais conhecido é o vinho branco Parellada. Também se produz grandes vinhos tintos, que são produzidos pela uva Trepat, e são leves e frutados.
Pla de Bages
Localizada na província de Barcelona, deve seu nome a Baco, o deus do vinho e cobre uma região de 600 hectares.
Foi uma das regiões atingidas pela filoxera. Possui vinhos brancos aromáticos e tintos encorpados e variados.
Tarragona
Com o clima e o solo excelentes para o cultivo, produz vinhos desde o Império Romano.
A maior parte que se produz são brancos encorpados e aromáticos.
Montsant
Esta região montanhosa é uma das mais importantes da Catalunha. Produzem tintos encorpados e poderosos.
A maior parte é voltada à exportação. É um dos únicos da Espanha que produz vinhos Kosher.
Espero que você tenha feito uma saborosa jornada pelos vinhos da Catalunha. Declare sua emancipação do lugar-comum e aproveite.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.