Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Receita de Vinho Aromatizado
O Vinho Aromatizado leva Vinho do Porto, vinho tinto e especiarias, e é uma ótima forma de aproveitar aqueles rótulos que estão encostados na sua adega.
O Vinho Aromatizado é um tipo de bebida preparada a partir de vinho fortificado, como o vinho do Porto, ervas e especiarias.
Uma bebida bastante conhecida no Brasil que se assemelha ao Vinho Aromatizado é o Vinho Quente, também conhecido como Quentão na região sul.
Você pode comprar o Vinho Aromatizado já pronto, como o Vermute, ou fazer o seu em casa, de forma simples.
São poucos ingredientes, vinho do Porto, Vinhos Tinto e especiarias, como cravo-da-índia, canela e noz moscada.
Além disso, o preparo do Vinho Aromatizado é rápido, levando menos de meia hora.
Como Preparar o Vinho Aromatizado?
Ingredientes
* - 2 garrafas de vinho tinto
* - 450 ml de água filtrada
* - 250 ml de vinho do Porto
* - 150 gramas de açúcar
* - 7 cravos-da-índia
* - 3 paus de canela
* - 1 limão
* - noz-moscada a gosto
* - rodelas de laranja ou limão para decorar
Modo de Preparo
Em uma panela grande, coloque a água filtrada, o açúcar, o limão inteiro, os cravos-da-índia, os paus de canela e a noz-moscada. Cozinhe em fogo baixo até o açúcar se dissolver completamente.
Quando o açúcar estiver dissolvido, aumente o fogo e espere levantar fervura, cozinhando por cerca de dois minutos.
Baixe o fogo e adicione o Vinho Tinto e o vinho do Porto, cozinhando por cerca de cinco minutos.
Retire o Vinho Aromatizado do fogo, passando a bebida por uma peneira.
Sirva o Vinho Aromatizado ainda quente, em taças de vinho, copos ou canecas de vidro, decorando com rodelas de laranja ou de limão.
Vinhos para Preparar o Vinho Aromatizado
Para preparar o Vinho Aromatizado você vai precisar de dois ingredientes principais: vinho do Porto e vinho tinto.
Recomendamos utilizar o Vinho do Porto Ruby ou Tawny, que gozam de bom custo-benefício.
Já quanto ao Vinho Tinto, como a receita de Vinho Aromatizado pede duas garrafas inteiras da bebida, o melhor é optar por rótulos bons e baratos, como os oriundos do Chile e da Argentina.
Claro, você pode optar por investir um pouco mais nos rótulos utilizados para preparar o Vinho Aromatizado, mas esse tipo de bebida normalmente é produzido com vinhos mais em conta.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.