Vinho Aberto

Quanto tempo o Vinho dura depois de aberto

Quanto tempo o Vinho dura depois de aberto

Quanto tempo o Vinho dura depois de aberto

Abrir uma garrafa de vinho para acompanhar conversas, assistir filmes ou mesmo para enriquecer jantares, é uma forma excelente para deixar o momento ainda mais especial.

Mas, às vezes o bate-papo não é tão longo, o filme é mais curto do que se imaginava ou o jantar precisou ser interrompido... e a garrafa escolhida especialmente para a ocasião acaba ficando pela metade. E agora, o que fazer?

O vinho é uma bebida destinada a estimular sensações, e quando se abre uma garrafa de tinto ou branco, é interessante que se consuma por inteiro.

Mas, se por ventura não conseguir bebê-la toda, existem algumas dicas que podem ajudar a conservar o sabor da bebida por alguns dias (o que pode variar de acordo com o estilo e tipo de vinho).

O Vinho Depois de Aberto Perde Suas Características?

Sim. A premissa de que “quanto mais velho melhor”, não se aplica depois de aberta uma garrafa da bebida, e o motivo principal é a ação do oxigênio.

Ele provoca a oxidação do vinho, que dependendo do tempo em que a garrafa esteja aberta, pode levar o líquido a se transformar em vinagre. Resultado da ação provocada por uma bactéria acética.

Quanto Tempo o Vinho “Dura” Depois de Aberto?

Conforme já mencionado, dependerá de seu estilo. Branco, tinto ou espumante se diferenciam na disposição de elementos substanciais, que são:

* - Acidez;

* - Tanino;

* - Teor de álcool.

Quanto maior for a presença desses elementos, maior será o tempo de conservação depois de abertos.

Porém, de maneira geral entende-se que o vinho manterá suas características, mesmo depois de aberto (obviamente observando o modo de conservação como veremos adiante), pelos seguintes períodos:

* - Vinho tinto leve – até 3 dias;

* - Vinho tinto encorpado – de 3 a 4 dias;

* - Espumante – de 1 a 2 dias;

* - Vinho branco leve – até 3 dias;

* - Vinho branco encorpado – de 2 a 3 dias;

* - Fortificado – de 15 a 20 dias.

Lembramos que as quantidades de cada elemento citado são os maiores influentes para que as propriedades olfativas, visuais e de paladar ainda possam ser agraciadas pela bebida.

Qual a Melhor Forma de Conservar o Vinho Depois de Aberto?

Para que o vinho guarde a sua experiência, mesmo depois de aberto, é ideal que se siga alguns tópicos importantes. Vejamos:

* - O melhor lugar para conservar o vinho depois de aberto é na geladeira, mas evite colocar a garrafa na porta, ou mesmo deixá-la na horizontal;

* - Ao tampar a garrafa com a rolha, escolha sempre o lado manchado, a parte limpa pode ser mais porosa e permitirá a entrada de oxigênio;

* - É possível remover o líquido para garrafas menores, o que diminuíra o contato com oxigênio;

* - Existem tampas especiais, com sistema a vácuo, são ótimas, ajudam a preservar ainda mais a bebida.

Há ainda de se utilizar sistemas de conservação de vinho, que utilizam outro gás para barrar o contato do oxigênio com o líquido.

Aproveite Sua Experiência

Degustar rótulos de uma das bebidas mais antigas e apreciada no mundo, sempre deve ser uma experiência aprazível e especial, seja entre amigos ou sozinho.

Não precisa se desesperar para sorvê-lo de uma vez. Seguindo as dicas descritas, o vinho ainda manterá suas principais características, conforme mencionado.

Aproveite os melhores momentos com calma, com a companhia de uma generosa taça de vinho.

"Compartilhe"

VC Sabia?

Uva Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon

Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.

Uva Malbec

Malbec

A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.

Uva Merlot

Merlot

A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.

Uva Tannat

Tannat

A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.

Uva Pinot Noir

Pinot Noir

A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.

Uva Chardonnay

Chardonnay

Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.

Harmonizar Vinhos

Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos
Pães e Vinho

Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.

Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos
Todos os Tipos

Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.

Harmonização de Vinhos e Hamburguer
Hamburguer

Harmonização de Vinhos e Hamburguer.

Harmonização de Vinhos e Queijos
Queijos

Harmonização de Vinhos e Queijos.

Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana
Vegetariana

Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.

Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios
Tábua de Frios

Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.

Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa
Japonesa

Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.

Harmonização de Vinhos e Massas
Massas

Harmonização de Vinhos e Massas.

Harmonização de Vinhos e Chocolate
Chocolate

Harmonização de Vinhos e Chocolate.

Harmonização de Vinhos e Carnes
Carne

Harmonização de Vinhos e Carnes.

Harmonização de Vinhos e Peixes
Peixes

Harmonização de Vinhos e Peixes.

Harmonização de Vinhos e Pizza
Pizza

Harmonização de Vinhos e Pizza.