Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Para que serve a Cavidade do fundo da garrafa de Vinho
Preste atenção na sua garrafa de vinho. Já percebeu que ela tem uma cavidade no fundo? Já se perguntou qual a sua utilidade?
O vinho é para muitos uma bebida repleta de mistérios, com diversos mitos espalhados sobre ele.
E essa curiosa e estranha concavidade na base da garrafa de vinho é um deles.
Por isto, vamos analisar o que é verdade e o que é mito em relação a garrafas de vinhos. Confira!
Como surgiu a cavidade no fundo da garrafa de vinho?
Não se sabe, com certeza, porque fizeram esta cavidade.
Entretanto, a teoria mais aceita é que ela surgiu quando ainda se produziam garrafas artesanalmente, a partir da técnica do sopro quente.
Vamos então analisar o que há de verdade e de mito no caso da cavidade no fundo da garrafa de vinho.
Lembrando que são apenas especulações, já que a resposta definitiva para isso possivelmente nunca saberemos.
Cavidade no Fundo da Garrafa de Vinho
Mitos e Verdades
A Cavidade ajuda a impedir que a garrafa estoure (verdade)
Esta é uma das mais próximas de ser verdade.
Esta teoria diz que a cavidade existe para que vinhos com maior potencial carbônico, como espumantes, não estourem.
Isto porque ela deixaria os vasilhames mais resistentes à pressão interna, geralmente resultante do processo de segunda fermentação.
Em uma garrafa de champagne, por exemplo, a pressão interna chega a níveis altíssimos, sendo próxima a de um pneu de caminhão.
E, como sabemos, as garrafas antigamente não eram tão resistentes quanto hoje em dia, o que levava a ocasionais explosões quando repousavam em caves.
Ajuda a manusear melhor a garrafa de vinho ao servir (mito)
Esta tem toda cara de mito, por mais que existam pessoas que realmente segurem a garrafa de vinho com o polegar na cavidade ao servir.
Mas isto parece um caso de uso desapercebido, e não que a garrafa tenha a cavidade proposital para esse objetivo.
Até porque, se o recipiente estiver muito molhado, o risco de cair no chão é grande.
Concede peso ao produto, o que é sinônimo de qualidade (mito)
Este é definitivamente um mito, pois esta cavidade na garrafa existe muito antes de surgirem departamentos de marketing nas vinícolas.
Por mais que muitos especialistas digam que sim, que o peso do produto agregue valor, certamente não é por causa disso que esta concavidade existe.
Ajuda a gelar mais rápido (mito)
Outro mito evidente. Esta teoria diz que os cubos de gelo “encaixam” na cavidade (quando a garrafa é colocada em um balde com gelo), ajudando a resfriar mais rápido.
Se em diversos países, ávidos consumidores de vinho, a bebida é servida em temperatura ambiente, porque se preocupariam em criar este “buraco”?
Obviamente isto faz pouco sentido, provando assim não ser verdade.
Estabilidade da garrafa (verdade)
Essa teoria tem a ver com o que falamos no início. Tem a ver com o próprio modo que se fazia garrafas antigamente, através da técnica de sopro.
Com a fabricação artesanal, pelo vidro quente sendo soprado para moldar a garrafa, uma pequena curvatura frequentemente se formava no fundo, para fora, dificultando que ela ficasse em pé.
Então, era utilizada uma ferramenta chamada “punt”, que tinha a função de empurrar o fundo da garrafa de volta para dentro, formando a cavidade.
Diversas garrafas antigas, até mesmo de medicamentos, apresentavam esta cavidade. O que nos leva a crer que esta é possivelmente a verdade.
Quantas lendas e mitos existem sobre nossa bebida favorita, não é mesmo?
De certo, é que cada um tem sua própria teoria de porque esta cavidade existe.
Sendo assim o que nos resta (felizmente) é abrir uma garrafa de vinho, degustar e desenvolver uma tese também sobre o motivo da existência desta cavidade.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.