O Vale do Napa

O Vale do Napa, o paraíso Turístico dos Vinhos

O Vale do Napa, o paraíso Turístico dos Vinhos

O Vale do Napa, o paraíso Turístico dos Vinhos

O Vale do Napa, na Califórnia, é uma das regiões produtoras de vinho mais conhecidas do mundo.

Mas, mesmo tendo uma longa história, que remonta aos meados do século XIX, está fama internacional só se estabeleceu nos anos 1970, com uma degustação às cegas.

É provável que você já conheça a história do Vale do Napa, afinal, já rendeu um filme de relativo sucesso chamado O Julgamento de Paris (Bottle Shock, 2008), mas, não nos custa repassá-la em linhas gerais.

Como se sabe, a costa oeste americana foi colonizada tardiamente no contexto da história daquele país e no caso do vale, localizado a cerca de 100 Km ao norte de São Francisco; os primeiros assentamentos são da década de 1850, sendo que apenas dez anos depois, já despontavam as primeiras vinícolas comerciais.

É claro que, no início, o foco não estava na produção de vinhos de alta qualidade, mas sim, no aproveitamento das características climáticas e geográficas da região, cujo solo fértil se mostrava extremamente adequado ao cultivo de uvas, especialmente a mais conhecida variedade local: a Cabernet Sauvignon, originária da região francesa de Bordeaux.

Com o passar do tempo, entretanto, os produtores locais foram se tornando mais e mais profissionais, até que no início dos anos 1970, um connoisseur inglês resolveu apostar alto, levando duas variedades da região para uma degustação às cegas em pleno território francês.

Para encurtar a história, surpreendendo o mundo, o Chateau Montelena 1973, venceu a categoria Chardonnay e é até hoje, um símbolo do Vale do Napa.

Que de lá para cá, se especializou na produção de diversos vinhos de alta qualidade, assim como, na recepção de cerca de 4 milhões de turistas por ano.

Vale do Napa: Degustações e Atrações Turísticas Diversas

Além dos vinhos, o Vale do Napa se tornou o que é atualmente, porque ninguém melhor do que os americanos, sabe como diversificar os atrativos para encorpar os negócios.

No entorno das mais de 400 vinícolas locais, se desenvolveu um gigantesco “parque” turístico, que aproveita os cânions e rios da região, oferecendo também spas, resorts, balonismo, e gastronomia internacional entre outras possibilidades.

Desta forma, aos poucos, a região se tornou o segundo destino mais visitado da Califórnia, ficando atrás apenas, da Disneylândia (Anahaim).

Mas, é claro que o chamariz principal ainda são os excelentes vinhos tradicionalmente produzidos ao longo do vale, havendo seis centros produtores principais, sendo que o maior, atualmente, está na cidade de Napa.

Mas, os verdadeiros destaques, em tradição e qualidade, estão nos centros produtores mais antigos como Yountville e St. Helena, no extremo norte do Vale do Napa.

Seja como for, em todos os centros há boas opções de Cabernet Sauvignon, considerado o “rei” da região e também, de Chardonnay, sua “rainha”.

Vale do Napa: Paisagem de Cinema!

E para aqueles que gostam de cinema, tanto quanto de vinho, o Chateau Montelena ainda produz alguns dos melhores Chardonnay do Vale do Napa, na cidade de Calistoga, onde é possível fazer o tour, com a tradicional degustação, bem como conhecer algumas das locações do filme de 2008.

Outra dica nesta mesma linha, é a vinícola de Francis Ford Coppola, também localizada na região, que concentra refúgios campestres de vários outros artistas internacionalmente conhecidos, como Will Smith e Hilary Swank.

Resumindo, é impossível abranger todas as atrações locais em um espaço tão pequeno, mas, como destino, o Vale do Napa é imperdível, senão pela natureza e diversidade, certamente, pelos vinhos de qualidade reconhecida em todo o mundo.

"Compartilhe"

VC Sabia?

Uva Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon

Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.

Uva Malbec

Malbec

A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.

Uva Merlot

Merlot

A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.

Uva Tannat

Tannat

A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.

Uva Pinot Noir

Pinot Noir

A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.

Uva Chardonnay

Chardonnay

Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.

Harmonizar Vinhos

Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos
Pães e Vinho

Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.

Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos
Todos os Tipos

Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.

Harmonização de Vinhos e Hamburguer
Hamburguer

Harmonização de Vinhos e Hamburguer.

Harmonização de Vinhos e Queijos
Queijos

Harmonização de Vinhos e Queijos.

Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana
Vegetariana

Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.

Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios
Tábua de Frios

Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.

Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa
Japonesa

Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.

Harmonização de Vinhos e Massas
Massas

Harmonização de Vinhos e Massas.

Harmonização de Vinhos e Chocolate
Chocolate

Harmonização de Vinhos e Chocolate.

Harmonização de Vinhos e Carnes
Carne

Harmonização de Vinhos e Carnes.

Harmonização de Vinhos e Peixes
Peixes

Harmonização de Vinhos e Peixes.

Harmonização de Vinhos e Pizza
Pizza

Harmonização de Vinhos e Pizza.