Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
O que é Vinho Sauternes
Não é só de vinhos tintos que vive Bordeaux, uma das mais prestigiadas regiões vitivinícolas da França. Bordeaux também produz um dos mais renomados vinhos de sobremesa do mundo, o Sauternes!
O Que é Sauternes?
O Sauternes é um dos mais renomados vinhos de sobremesa do mundo, oriundo da região vitivinícola de Bordeaux, na França.
O processo que dá origem ao Sauternes é conhecido como podridão nobre, onde as uvas são atacadas por um fungo chamado Botrytis Cinerea, que perfura a pele dos bagos, diminuindo o volume de água e concentrando os açúcares.
Quais são as Características do Sauternes?
Visualmente, o Vinho Sauternes caracteriza-se por sua belíssima coloração dourada, que evolui para o âmbar profundo com o envelhecimento.
No nariz, revela aromas de frutas cítricas, como damasco e manga, notas florais, como de madressilva, nuances de mel, além de toques de amêndoas.
Em boca, o Vinho Sauternes é elegante, contando com grande corpo, ótima acidez e a doçura característica dos vinhos de sobremesa.
O Sauternes é um vinho que goza de um excelente potencial de guarda, aumentando em complexidade e evoluindo com o passar dos anos na garrafa. Algumas safras excepcionais podem envelhecer por várias décadas.
Qual é a Origem do Sauternes?
Não se sabe ao certo quando foi produzido o primeiro vinho Sauternes, mas estima-se que tenha sido no início do século XVIII.
Existem duas histórias famosas, quase lendas, que afirmam explicar a origem do Sauternes.
A primeira é do ano de 1836. Segundo essa narrativa, o proprietário do Château La Tour Blanche, Frederic Focke, teria deixado a colheita das uvas para o fim do outono, devido a um grande período de chuvas, e quando foi colhê-las percebeu que os bagos tinham secado e ficado mais doces.
Já a outra narrativa é do ano de 1847. Segundo essa história, o Marquês de Lur-Saluces, proprietário do Château d’Yquem, teria atrasado seu retorno à Bordeaux, vindo da Rússia, e deixado ordens expressas para que a colheita somente fosse realizada na sua presença.
Quando, meses mais tarde, o Marquês de Lur-Saluces retornou à Bordeaux, as uvas haviam sido atacadas pela podridão nobre.
O fato é que independente de qual seja a verdadeira origem do Sauternes, ele é considerado um dos melhores vinhos de sobremesa do mundo!
Como é Produzido o Sauternes?
O Vinho Sauternes é produzido na região vitivinícola de Bordeaux, na França.
Dentro de Bordeaux, cinco comunas estão autorizadas a produzir o Sauternes, Barsac, Sauternes, Bommes, Fargues e Preignac.
Na produção do Sauternes são utilizadas uvas atacadas pelo fungo Botrytis Cinerea, em um processo conhecido como podridão nobre.
A maior parte dos Vinho Sauternes é produzido com as uvas Sémillon e Sauvignon Blanc, mas também são permitidas, em menor quantidade, as castas Muscadelle e Sauvignon Gris.
Segundo a legislação da região, as uvas só podem ser colhidas quando o volume do mosto atingir 221 gramas por litro.
A maior parte da colheita das uvas é feita manualmente, devido à fragilidade dos bagos atacados pela podridão nobre.
O processo de seleção é bastante rigoroso, de forma a colher apenas os cachos que encontram-se no ponto ideal de maturação.
Após a fermentação, o Vinho Sauternes é envelhecido em barris de carvalho francês, durante um período de dezoito a trinta e seis meses.
Como Harmonizar o Sauternes?
Por conta de sua grande doçura, o Vinho Sauternes fica ótimo como um aperitivo, sendo servido sozinho, antes das refeições.
Uma combinação clássica para o Sauternes é com foie gras, uma das mais importantes iguarias da culinária francesa.
Outra maneira de harmonizar o Sauternes é com sobremesas à base de frutas, como tortas, e queijos azuis, como Gorgonzola e Roquefort.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.