Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Existem vários termos utilizados no universo dos vinhos que soam parecidos, mas que têm significados diferentes, como vinha, videira e vinhedo.
Qual o significado de Vinha?
O Dicionário de Oxford traz a seguinte definição para a palavra vinha:
“Quantidade de videiras plantadas num terreno; Terreno plantado de videiras.”
A partir daí, entendemos que a vinha é o conjunto de videiras.
Qual é a diferença entre Vinha e Videira?
A vinha é o conjunto de videiras, já videira é o termo usado para referir-se à parreira, o tipo de planta que dá origem à uva.
A espécie de uva utilizada para a produção dos vinhos finos é a Vitis vinifera. Enquanto Vitis labrusca é a espécie de uva utilizada na elaboração dos vinhos de mesa.
Qual é a diferença entre Vinha e Vinhedo?
Conforme conferimos acima, a vinha é o conjunto de videiras. Por sua vez, o vinhedo é o conjunto de vinhas.
Dessa forma, tem-se, em uma escala crescente, a videira, a vinha e o vinhedo.
O mais comum é que uma vinícola tenha vários vinhedos em sua propriedade. Isso porque, cada vinhedo, ou cada parcela de um mesmo vinhedo, pode contar com características distintas.
Essa é a definição de terroir, que engloba uma série de elementos, como o solo, o clima, as videiras e o fator humano na produção do vinho.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.