Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
O que é Baião de Dois
O Baião de Dois é um prato que une dois ingredientes que não podem faltar na mesa de qualquer brasileiro, o arroz e feijão.
O Baião de Dois é um prato típico da culinária do nordeste do Brasil, principalmente do estado do Ceará.
A iguaria une dois alimentos presentes na mesa de todo brasileiro, o arroz e o feijão, nesse caso, o feijão-de-corda.
O que diferencia o Baião de Dois do clássico arroz com feijão, é que o arroz é cozido diretamente no caldo do feijão-de-corda.
Além do arroz e feijão, o Baião de Dois também conta com paio, bacon, cebola, alho, coentro e queijo coalho.
Qual é a Origem do Baião de Dois?
Não se sabe ao certo quando surgiu o Baião de Dois, mas o seu local de nascimento é o Ceará.
Uma das primeiras menções ao prato é de 1940, no livro Liceu do Ceará, do folclorista Gustavo Barroso.
Pesquisadores acreditam que o Baião de Dois surgiu da necessidade de aproveitamento de água durante as épocas de seca no nordeste, já que a forma de preparar o prato, cozinhando o arroz no caldo do feijão, economiza água.
Já o nome da iguaria, Baião de Dois, deriva de uma dança típica do nordeste do Brasil, o baião, que ganhou popularidade com Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião.
Luiz Gonzaga, pernambucano, uniu-se ao compositor cearense Humberto Teixeira para compor a música “Baião de Dois” em 1950, tornando-se, desde então, um verdadeiro sucesso da música brasileira.
Como Preparar o Baião de Dois
Ingredientes
* - 500 gramas de feijão-de-corda
* - 400 gramas de arroz branco
* - 150 gramas de queijo coalho
* - 100 gramas de bacon
* - 1 paio
* - 1 cebola
* - 2 dentes de alho
* - 2 tabletes de caldo de carne
* - 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
* - ½ colher de sopa de coentro
* - sal a gosto
* - pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
No dia anterior ao preparo deixe o feijão-de-corda de molho em água.
Escorra o feijão-de-corda e despreze a água do molho.
Em uma panela grande, coloque o feijão-de-corda, 2 litros de água fria e o caldo de carne. Leve ao fogo baixo, cozinhando com a panela semitampada por cerca de uma hora.
Descasque e rale a cebola, amasse os dentes de alho, corte o paio em rodelas e o bacon em cubos. Lave o arroz. Reserve.
Em outra panela, refogue a cebola e o alho no óleo. Doure o paio e o bacon. Acrescente o arroz e o coentro picado.
Acrescente na panela o feijão cozido com o caldo, misturando bem. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Tampe a panela e deixe o arroz cozinhar por cerca de quinze minutos.
Quando o arroz estiver macio, mas ainda úmido, abra a panela e acrescente o queijo coalho picado, fechando a panela novamente para que o vapor derreta o queijo. Sirva o Baião de Dois em seguida.
Como Harmonizar o Baião de Dois?
O Baião de Dois é um prato suculento e saboroso, que conta com uma quantidade de gordura elevada, advinda do paio e do bacon. Por conta disso, o ideal é harmonizá-lo com um vinho que tenha boa acidez.
A recomendação para harmonizar com o Baião de Dois são os Vinhos Tintos elaborados com a Uva Merlot, que além de contarem com ótima acidez, também revelam grande estrutura e taninos refinados.
Hoje, é possível encontrar ótimos Vinhos Merlot em todas as faixas de preços, desde rótulos bons e baratos, até exemplares de renome, produzidos por algumas das melhores vinícolas do mundo, como a Catena Zapata e a Lapostolle.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.