Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Como fazer a harmonização de vinhos com sua pizza favorita?
A pizza é, sem sombra de dúvidas, um dos pratos favoritos do brasileiro. Ela é uma excelente pedida para uma reunião com os amigos, um almoço descolado e é o prato perfeito para fechar um final de domingo.
Não importa se você vai fazer a sua própria pizza, vai visitar uma pizzaria ou fazer o pedido para um serviço de delivery: o melhor acompanhamento para esse prato é sempre uma boa taça de vinho.
Pizza de Atum + Chardonnay
É pizza saborosa, leve e saudável que você quer? Então invista em deliciosas fatias de atum! Para acompanhar, um Chardonnay com passagem por barrica é a pedida ideal! Tim tim!
Pizza de Bacon + Malbec
Uma das maiores paixões brasileiras, o bacon aparece aqui numa combinação perfeita com os rótulos Malbec. Com caráter gorduroso, carnudo e intenso, a pizza de bacon harmoniza muito bem com esse vinho concentrado e de sabores profundos e frutados.
Pizza de Calabresa + Cabernet Sauvignon
Um dos clássicos das pizzarias de São Paulo, a pizza de calabresa combina muito bem com uma taça de Cabernet Sauvignon. O motivo? A gordura encontrada nesse tipo de linguiça é muito bem acompanhada pelos marcantes taninos dessa uva.
Pizza de cogumelo + Carménère
Tem aquele delicioso Carménère chileno em casa e quer combinar com uma pizza? Pode investir em qualquer uma preparada com cogumelos frescos, como o shimeji, o shitake e até mesmo o champignon. Como esses são ingredientes com sabores terrosos, eles também demandam uma uva que tenha essas características e, por isso, o Carménère é uma excelente pedida.
Pizza de frango com catupiry + Pinot Noir
A pizza de frango com catupiry é uma pizza que foi capaz de unir o sabor suave de uma carne como o frango e a cremosidade do catupiry em apenas uma fatia. Para isso, é preciso um vinho delicado e que não vá competir com a harmonia desses dois ingredientes. O Pinot Noir, que tem corpo leve e discreta acidez, pode ser a escolha certa.
Pizza de Mussarela ou Marguerita + Sangiovese
As pizzas de mussarela e marguerita são umas das receitas mais clássicas desse prato tipicamente italiano. Por isso, pode ser uma excelente ideia harmonizá-los com uma bebida que vem do mesmo lugar: os vinhos produzidos com a uva Sangiovese, como os bons Chianti. Os taninos discretos, seu toque frutado e sua acidez vão muito bem com uma pizza delicada como essas.
Pizza de Pepperoni + Riesling
Para um embutido picante e marcante como o pepperoni, é necessário um vinho ácido, com o sabor discretamente adocicado para contrapor o salgado da carne. Por isso, vinhos produzidos com a Riesling são a melhor opção!
Pizza Portuguesa + Merlot
A pizza portuguesa é uma das receitas de mais difícil harmonização com bebidas, visto que é preparada com vários ingredientes completamente diferentes. Para essa complexidade de sabores, a melhor opção de vinho é aquela produzida com a uva Merlot, que é bastante intensa e com corpo suficiente para suportar essa combinação.
Pizza de Quatro Queijos + Cabernet Franc
Para quem está procurando uma pizza que combina bem com uma taça de Cabernet Franc, a pedida é a quatro queijos, que tem maior teor de gordura e harmoniza bem com a acidez dessa bebida. Escolha rótulos varietais e se surpreenda com o sabor dessa harmonização.
Pizza de Rúcula com Tomate Seco + Sauvignon Blanc
Apesar de ser uma pizza com sabor amargo, esse é um dos recheios mais suaves para quem quer pegar leve na hora de saborear uma fatia. Para pizzas delicadas e com sabor mais herbáceo, a melhor opção é um Sauvignon Blanc, que é discretamente ácido e não vai competir com o sabor da sua fatia.
"Compartilhe"
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.