Vinhos com Chocolate

Harmonização de Vinhos com Chocolate

Harmonização de Vinhos com Chocolate

Como fazer a harmonização de vinhos com chocolate?

Quando você vai saborear um vinho, tem o hábito de parar para pensar no tipo de alimento que combina com o estilo da bebida que vai servir? Harmonizar é exatamente isso: buscar um determinado equilíbrio e complemento entre os sabores dos alimentos e bebidas que você vai consumir.

Para os apaixonados por vinhos, a harmonização com pratos é um detalhe importante para ser pensado antes de servir um rótulo. Sabemos que é possível harmonizar bons vinhos com todos os tipos de pratos e alimentos – inclusive com o chocolate.

Quem já tentou combinar uma taça de vinho com seu chocolate favorito, sabe do tamanho do desafio a ser enfrentado. Isso acontece por conta das características desse alimento: sabor marcante, com alto teor de gordura e açúcar. Todas elas naturalmente sobrecarregam as papilas gustativas, dificultando a harmonização com outros produtos.

Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas básicas de harmonização de vinhos com chocolates. Explore bastante essa divertida experiência!

Chocolate Branco

Harmonização de Vinhos com Chocolate

Chocolates brancos são tradicionalmente produzidos com açúcar, manteiga de cacau e leite. Esses ingredientes fazem com que esse seja o tipo de chocolate mais doce do mercado. Portanto, a regra básica para fazer a harmonização de vinhos com chocolate branco é buscar vinhos doces para complementar seu sabor – sejam eles brancos ou tintos.

Geralmente os especialistas recomendam vinhos que passam pelo processo de fermentação malolática. Essa fermentação ajuda a reduzir a acidez da bebida e geralmente é estimulada em vinhos com características espumantes. Por isso, os espumantes moscatéis podem ser uma boa pedida para combinar com aquele chocolate branco que você tanto gosta.

Chocolate ao Leite

Harmonização de Vinhos com Chocolate

Voltando à regra do combinar alimentos e bebidas doces, é fácil compreender por que os chocolates ao leite devem ser harmonizados com vinhos mais adocicados. Uma opção simples para acertar a combinação é o vinho do Porto, que consegue complementar o sabor do chocolate sem anulá-lo – e vice-versa.

Opte por um Tawny, que vai valorizar o sabor do seu chocolate. Harmonize esse tipo de vinho não somente com chocolate ao leite, mas também com ovos de Páscoa, tortas de chocolate, ganaches e mousses bem docinhas!

Chocolate Amargo

Harmonização de Vinhos com Chocolate

Esse é o tipo de harmonização de vinhos mais fácil de ser realizada, já que os meio-amargos e amargos são versões menos doces de chocolates. Além do menor teor de açúcar, esses chocolates também têm menos gordura e mais características do sabor e aroma do cacau. Por serem mais fortes e marcantes, harmonizam bem com Vinhos Tintos de características semelhantes.

Para os chocolates meio-amargos, qualquer tipo de tinto jovem ou mais encorpado pode combinar com o seu sabor. Escolha sua uva favorita e faça o teste! Já os chocolates com teor de cacau mais elevado (variando entre 70 e 90%) pedem vinhos com taninos marcantes, para complementar bem o amargor desse alimento.

Chocolates com Recheios ou pedaços de Alimentos

Harmonização de Vinhos com Chocolate

Existem muitos chocolates no mercado que não são produzidos apenas com a tradicional mistura de cacau, leite e açúcar que conhecemos. Chocolates recheados, com caramelo, pedaços de frutas, biscoitos, castanhas e vários outros ingredientes são fáceis de encontrar.

Essas características podem dificultar um pouco o processo de harmonização de vinhos com chocolate com recheio, mas basta ficar atento ao sabor que predomina no doce. É ele que deve ser levado em consideração na hora da harmonização.

Assim como qualquer outro tipo de harmonização, apesar das regras básicas, a decisão final sempre deve ser baseada no seu gosto.

"Compartilhe"

Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos
Pães e Vinho

Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.

Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos
Todos os Tipos

Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.

Harmonização de Vinhos e Hamburguer
Hamburguer

Harmonização de Vinhos e Hamburguer.

Harmonização de Vinhos e Queijos
Queijos

Harmonização de Vinhos e Queijos.

Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana
Vegetariana

Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.

Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios
Tábua de Frios

Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.

Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa
Japonesa

Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.

Harmonização de Vinhos e Massas
Massas

Harmonização de Vinhos e Massas.

Harmonização de Vinhos e Chocolate
Chocolate

Harmonização de Vinhos e Chocolate.

Harmonização de Vinhos e Carnes
Carne

Harmonização de Vinhos e Carnes.

Harmonização de Vinhos e Peixes
Peixes

Harmonização de Vinhos e Peixes.

Harmonização de Vinhos e Pizza
Pizza

Harmonização de Vinhos e Pizza.

VC Sabia?

Uva Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon

Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.

Uva Malbec

Malbec

A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.

Uva Merlot

Merlot

A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.

Uva Tannat

Tannat

A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.

Uva Pinot Noir

Pinot Noir

A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.

Uva Chardonnay

Chardonnay

Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.