Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
É possível Harmonizar Vinho com Comida Vegetariana?
Vinho é uma bebida que combina com carne, queijo, massas, pizza, mas será que combina bem com uma comida vegetariana? É claro que sim! Separamos aqui algumas dicas para você conseguir harmonizar uma boa taça de vinho com um prato saboroso de comida vegetariana.
Fique atento às Orientações Básicas
O primeiro passo para acertar em qualquer harmonização feita com vinho é ficar atento às orientações básicas para fazer esse tipo de combinação de sabores. Para os pratos vegetarianos o cuidado não deve ser diferente:
* - Pratos com sabores e aromas fortes (como cogumelos, temperos e vegetais marcantes) vão bem com vinhos igualmente fortes;
* - Pratos suaves (salada de folhas, couscous) vão melhor com vinhos leves e refrescantes;
* - Cuidado com pratos muito apimentados, já que os vinhos podem acentuar o desconforto causado pelo sabor desse tipo de tempero;
* - Pratos feitos com ervas frescas devem ser harmonizadas com vinhos de taninos leves;
* - Não adianta insistir: vinhos não harmonizam bem com pratos com aspargos, ovos, vinagres ou molhos cítricos. Prefira outras bebidas para acompanhá-los.
Vinhos Tintos Leves e Massas sem Carne
Os vinhos tintos mais leves, como o Pinot Noir e o Merlot, combinam muito bem com os pratos de massa e risoto preparados apenas com vegetais, sem carne. As pizzas vegetarianas ou veganas também casam muito bem com esse tipo de vinho.
Vinhos Italianos e Molho de Tomate
Em todas as suas receitas que levarem molho de tomate, seja na pizza, na massa ou acompanhando outros vegetais, priorize a harmonização com uvas italianas, que combinam melhor com pratos que são tão tradicionais nessa região do mundo.
Por isso, para fazer a harmonização com esses pratos, valorize os vinhos preparados com a uva Sangiovese ou com a Nero D’Avola, que são as castas mais tradicionais e valorizadas por lá.
Vinhos Encorpados e Legumes Grelhados
Para quem vai preparar legumes grelhados para servir no almoço ou preparar receitas que tem um vegetal com ingrediente base (como uma lasanha de berinjela), vinhos mais encorpados como o Cabernet Sauvignon são uma excelente pedida, por fazerem um bom balanço com o sabor e odor mais forte dessa preparação.
Essa mesma regra de harmonização vale para os produtos feitos à base de soja, como os hambúrgueres, as carnes e o tofu.
Chardonnay e Quiches
Vai preparar uma quiche rica em vegetais? Uma boa pedida para harmonizar esse elegante prato é uma taça de um bom Chardonnay, que vai acompanhar a delicadeza de seu sabor, porém sem perder a sofisticação e elegância da receita.
Espumantes Brut e Saladas Frescas
Quer servir um prato de salada com muitas folhas, tomates, pepinos e outros vegetais frescos, temperado com azeite de oliva? A melhor maneira de harmonizar esse tipo de prato vegetariano é com um bom espumante brut, que é tão refrescante quanto essa mistura delicada de vegetais!
"Compartilhe"
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.