Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Diferença entre Vinho Seco e Vinho Suave
Os termos Vinho Suave e Seco, usados na rotulagem brasileira de vinhos, causam muita confusão entre profissionais do setor e consumidores. Há o conceito técnico, ligado à composição do vinho e à legislação de rotulagem. Paralelamente, existe o conceito popular relacionado apenas ao gosto do vinho no paladar. Aqui vale aquela máxima: “uma mentira repetida mil vezes se torna verdade”.
Sabendo disso, o profissional tem que atuar de maneira perspicaz para que não haja ruído na comunicação com o cliente. Vamos entender qual é a confusão.
Diferença técnica entre vinho Suave e vinho Seco
Tecnicamente, no Brasil, os termos Suave e Seco estão relacionados a quantidade de açúcar que o vinho possui. De acordo com a legislação, os vinhos secos têm até quatro gramas de glicose por litro e os suaves a partir de 25 gramas de glicose por litro na composição. Essa informação deve ser expressa nos rótulos tanto dos vinhos nacionais como importados.
Associada a essa questão da diferença técnica, muitas pessoas procuram uma resposta científica sobre a transição do vinho suave para o seco.
No entanto, essa transição parece mais ligada à percepção de tanino do que de fato ao nível de açúcar. Por isso, considero que dominar claramente a questão entre vinho seco e suave é um passo extremamente importante para realizar a migração do suave para o seco de forma consciente e acima de tudo, prazerosa.
Sempre lembrando, que se você gosta e quer permanecer bebendo vinho suave, não há problemas algum. Existem muitas opções de vinhos suaves de alta qualidade.
Classificação dos tipos de Vinho Seco e Suave
Os vinhos de mesa podem levar adição de açúcar após sua vinificação. Muito produtores recorrem ao ingrediente para corrigir ou então suavizar o sabor da bebida. Dessa forma, vinho de mesa suave é geralmente o vinho adoçado.
Nos vinhos finos, não é permitido o adoçamento posterior à vinificação. Dessa forma, todo vinho fino tranquilo é seco. Pois o processo de fermentação consome todo açúcar, convertendo-o em álcool.
Uso comum dos termos Vinho Seco e Vinho Suave
É comum os consumidores de vinho utilizarem os termos Suave e Seco para indicar, na realidade, o gosto do vinho. A formação desse conceito está muito ligada ao passado do vinho no Brasil, onde o mercado era dominado pelos vinhos coloniais e o paladar foi adaptado à quantidade de açúcar adicionada à bebida. Tratando-se de vinho fino, em que essa prática não é autorizada, os termos Suave e Seco podem ser associados à sensação dele na boca.
O que é vinho Suave e vinho Seco popularmente falando
Popularmente, o termo “Suave” é usado para àquele vinho agradável, fácil de beber. Um vinho equilibrado, delicado, que não agride o paladar. É o chamado “vinho redondo”. Que, na prática, significa que todas as características organolépticas estão integradas, sem sobrar nada na boca.
O conceito popular de “vinho seco” é aplicado ao vinho que é adstringente, ou seja, causa a sensação de secura na boca. Essa adstringência é causada pelo tanino. O tanino é uma substância natural encontrada na casca da uva, em contato com a saliva reage e dá a sensação de boca amarrada.
Como, para ser elaborado, o vinho tinto precisa passar algum tempo em contato com as peles das uvas, ele tende a ter mais taninos. E, com isso, ser mais “secos”. Os vinhos brancos, por terem contato mínimo com as cascas, os taninos são quase imperceptíveis. O que o torna mais “suave”.
Como lidar com a confusão dos termos Vinho Seco e Suave profissionalmente
Alguns profissionais utilizam incorretamente os termos vinho seco e vinho suave. Outros tentam catequisar seus clientes com a legislação. Essas posturas podem gerar ainda mais confusão ou até mesmo afastar o cliente do serviço.
A realidade é que, mesmo o termo técnico sendo o correto, o profissional do vinho irá se deparar inúmeras vezes com o uso popular da definição. Pois, muitas vezes, o cliente não tem o conceito tão claro para aplicar corretamente os termos, e usará de suas sensações para indicar o que lhe agrada e o que ele espera de tal bebida.
Quando isso acontecer, o profissional não deve desvalidar a afirmação do cliente, mas, sim, traduzir o que o ele está querendo dizer. E transformar isso em informações relevantes para desenvolver o seu trabalho. Um bom profissional deve captar nas entrelinhas o que é necessário saber sobre o cliente para entregar um serviço de excelência.
"Compartilhe"
Sempre beba Água ao Tomar um Vinho.
Qual é a Taça de Vinho que devo usar?
Diferença do Vinho Reserva para o Reservado?
O que é Vinho Rosé, você sabe?.
O que é Vinho de Mesa, você sabe?.
Evite dores de Cabeça ao Beber Vinho.
Diferença entre Vinho Seco e Vinho Suave.
Diferença entre Tampa de Rosca e Rolha no Vinho.
Deitado ou em Pé, como guardar o Vinho.
Você sabe como Beber Vinho do Porto?.
Tudo que você precisa saber sobre Vinhos.
Confira os tipos e Sabores de Vinho.
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.