Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Dicionário dos principais termos usados por especialistas em Vinho
O universo dos vinhos exige linguajar próprio e para quem aprecia a bebida é importante conhecê-lo.
Desde o cultivo até o armazenamento, desde a primeira degustação até a apreciação final...
Não são poucos os termos específicos para classificar, denominar e expressar a mais alta expressão da bebida.
Por isso, para facilitar a vida dos iniciantes em vinhos, elaboramos uma lista com os principais termos usados por especialistas em vinhos e seus respectivos significados.
Ela é válida como linguagem universal e pode ajudar também quem deseja participar de uma conversa sobre esta esplêndida bebida!
Sommelier
Você sabe aquele profissional extremamente bem-educado que indica os melhores vinhos da casa e esbanja conhecimento sobre o ano, os tipos de uvas e harmonização de Vinhos?
Este é o sommelier.
Ele tem um amplo conhecimento – e formação na área – e pode entender não apenas de vinhos, mas de outras bebidas também.
Terroir
Esse é um termo um pouco complicado de “traduzir ao pé da letra”. Isso porque não tem um significado próprio no nosso idioma, PT-BR.
A palavra “terroir” vem do francês e serve para designar as características naturais de um determinado ambiente em que um tipo de uva está sendo ou foi cultivado, somada a ação do homem no local.
Em outras palavras, terroir é o conjunto clima, solo e relevo, com a intervenção humana para extrair o melhor de cada um deles, no que for possível.
Vale lembrar que:
* - O tipo de solo (ácido ou não, encharcado ou árido...);
* - O microclima da região;
* - A altitude;
* - As temperaturas.
E os demais agentes naturais, além das técnicas de cultivo e produção, influenciam diretamente no sabor que as uvas vão adquirir.
Por isso, sempre que se fala de vinhos, alguém comenta que “tal vinho expressa bem o terroir de onde foi cultivada”.
Nesse caso, se quis dizer que o vinho traz em seu corpo, gosto e aroma as características físicas do local em que suas uvas foram plantadas.
Cepa
A cepa nada mais é do que uma variedade de uva. Merlot, Cabernet Blanc, Malbec, Pinot Noir e Chardonay são exemplos de cepas.
Obviamente que existem várias outras!
Casta
Podemos dizer que é o sinônimo de Cepa.
Tanino
Tanino é outro termo amplamente utilizado ao se falar sobre vinhos. Ele se refere aos compostos fenólicos que são indiscutivelmente a razão de tantos tipos diferentes de densidades e cores nos tintos. Os compostos fenólicos são provenientes da casca e da semente da uva.
Quando existem em grande quantidade, diz-se que o vinho está tânico, e na boca pode gerar um gosto adstringente.
Harmonização
Um vinho bem harmonizado é aquele que possui um equilíbrio entre os taninos, ácidos, açúcares e álcool. Isso o torna agradável e satisfatório ao paladar.
Como os vinhos possuem características diferentes como leveza, acidez ou teor alcoólico, não é qualquer comida ou acompanhamento que cai bem com qualquer tipo de vinho. Assim, diz-se que um determinado vinho harmoniza com um prato quando os gostos se completam e quando “combinam” um com o outro.
Aprender a harmonizar o vinho com o jantar sem dúvidas lhe concederá uma experiência inesquecível.
Decanter/Decantação
A decantação, em química é um processo de separação de misturas.
Quando se fala em vinhos, essa separação diz respeito aos sedimentos que podem se formar (borra), gerando um vinho tânico e não muito agradável ao paladar. Para que isso não ocorra, pode ser utilizado um decanter. Que nada mais é que um instrumento que pode ser de vidro ou metal, que além de filtrar o vinho, ainda acentua seu sabor e aroma.
Corpo
Um vinho de corpo, ou encorpado é aquele que possui uma densidade maior. Pode-se perceber uma sensação de peso e volume na boca.
Acídulo
Como o nome sugere, um vinho acídulo é um vinho com elevado nível de acidez. Ácido.
Adstringente/gosto adstringente
O gosto adstringente que pode ser notado em alguns vinhos deve-se ao elevado teor de taninos.
Em geral, é detectada pelo alto grau de aspereza e secura na boca.
Aveludado
Fala-se que um vinho é aveludado quando ele é bem equilibrado. Causa uma sensação suave e sedosa à boca e acaricia ao paladar.
Chateau
Na França, muitas propriedades vinícolas possuem castelos (tradução literal da palavra chateau). Por isso, é muito comum que grandes vinícolas francesas sejam sinônimo de chateau.
Barrica
Pequeno barril com capacidade para 225 litros, onde os vinhos são armazenados para amadurecimento. Dependendo da região, eles podem ser fabricados em carvalho francês ou americano e ainda possuir diferentes capacidades.
Blend
Quando um vinho é elaborado a partir de dois ou mais tipos de uva, ele é chamado de Blend.
Bodega
Bodega significa vinícola em espanhol.
Enólogo
Enólogo é um profissional formado em enologia, a ciência que estuda o vinho.
Fechado
Essa é mais uma definição das características do vinho. Diz-se que um vinho é fechado quando ele foi recém-aberto, mas ainda não aflorou suas características de sabor e aroma.
Apenas tempo e aeração farão com que o vinho se abra.
Filoxera
Filoxera é um tipo de praga que ataca videiras do tipo vitis viníferas. O inseto, o pulgão, ataca nas raízes das plantas e pode levar à morte em um curto período de tempo.
Frutado
Um vinho é frutado quando possui sabores e aromas de frutas, o que comumente ocorre em vinhos mais jovens. A variedade da uva vai determinar quais serão esses aromas ou gostos.
Jeroboam
Chama-se Jeroboam uma garrafa de vinho com capacidade para 3 litros.
Floral
Como o nome sugere, é um vinho que possui aroma de flores.
Magnum
Denomina-se Magnum uma garrafa de vinho de 1,5 litro.
Vinho Jovem
Um vinho jovem não é apenas um vinho produzido recentemente, mas sim um vinho que não possui potencial de guarda. (Não fica melhor quanto mais velho)
Em geral, são leves, frutados e frescos, e precisam ser consumidos ainda jovens.
Outra definição para vinhos jovens refere-se aos vinhos que possuem potencial de guarda. Mas que ainda não atingiram um amadurecimento que o classifique como ótimo para o consumo. Vinhos imaturos.
Gostou da nossa lista dos principais termos usados por especialistas em vinhos?
Agora você está pronto para sair por aí degustando e falando com propriedade dos vinhos, em sua própria e peculiar linguagem.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.