Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
Benefícios do Vinho
Quando consumido da maneira correta, o Vinho oferece muitos benefícios à saúde.
Uma das dúvidas mais comuns é a de que o Vinho faz bem para a saúde? Ou até mesmo pessoas perguntando os benefícios do Vinho! A resposta é sim!
Estudos comprovam a existência de diversos benefícios do Vinho para a saúde, sendo os principais com efeitos em problemas do coração, diabetes, digestão e até mesmo depressão.
Confira os Benefícios do Vinho
Como destacado acima, o consumo regular do vinho é capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde, atuando em pontos nutricionais, até no funcionamento cardíaco. Abaixo, listamos os principais benefícios do vinho:
* - Protege o Coração
* - Previne o Diabetes
* - Previne a Depressão e o Alzheimer
* - Melhora a Digestão
* - Auxilia no Combate à Obesidade
* - Faz Bem para Pele
* - Aumenta a Longevidade
Pesquisadores apontam que o consumo moderado de Vinho Tinto, duas taças ao dia, pode reduzir em até 20% o risco de doenças cardíacas.
Essa conclusão é reconhecida por importantes instituições médicas, como a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a American Heart Association e a European Society of Cardiology.
Isso porque, o Vinho Tinto é rico em polifenóis, substâncias presentes na casca da uva, que aumentam os níveis de colesterol bom, o HDL, e diminui os níveis de colesterol ruim, o LDL.
Além disso, os polifenóis também inibem a formação de placas de gordura no sangue e de trombos, responsáveis por infartos e AVCs (Acidente Vascular Cerebral).
Outros benefícios do consumo moderado de Vinho Tinto para a saúde do coração incluem a diminuição da pressão arterial, a redução da inflamação e da oxidação de lipídios, e o aumento da capacidade dilatação dos vasos sanguíneos.
Previne o Diabetes
Alguns estudos apontam um outro benefício do Vinho, que ele pode ajudar a prevenir o diabetes, se tiver um consumo moderado.
Substâncias presentes no Vinho Tinto, como os polifenóis, apresentam uma ação benéfica sobre o açúcar no sangue, aumentando a insulina e reduzindo a glicose.
Uma pesquisa da Ben Gurion University of the Negev, em Israel, revelou que o álcool presente tanto no Vinho Tinto, quanto no vinho branco, auxilia na redução do controle da glicose.
Entretanto, isso depende da capacidade de metabolização do álcool de cada indivíduo, que varia de acordo com o perfil genético.
Previne a Depressão e o Alzheimer
Um outro benefício do Vinho para a saúde é que ele pode ser um grande aliado no combate à depressão!
É o que aponta um estudo publicado na BMC Medicine.
O estudo, realizado com mais de cinco mil homens e mulheres, revelou que aqueles que consumiam quantidades moderadas de Vinho, principalmente o tinto, apresentaram uma menor incidência de depressão, quando comparados a pessoas que não ingeriam bebidas alcoólicas regularmente.
Esse fato pode ser explicado pelas substâncias presentes no Vinho, que promovem a produção de neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a endorfina.
Esses são os mesmos hormônios liberados pelo corpo durante a prática de atividades físicas, sendo responsáveis pelas sensações de prazer e relaxamento.
Uma série de estudos, realizados na última década, apontam que o consumo regular de vinho tinto diminui as chances de deterioração da memória, Alzheimer e demência.
Isso deve-se à ação antioxidante e anti-inflamatória das substâncias presentes no vinho tinto, que agem contra os radicais livres e podem diminuir a progressão de doenças neurológicas degenerativas, como o Alzheimer.
Melhora a Digestão
Que uma taça de vinho é um companheiro ideal para qualquer prato é um fato, mas você sabia que entre os benefícios do Vinho está, também, o auxílio na digestão dos alimentos?
O vinho tinto estimula a liberação do ácido gástrico, substância responsável pela quebra e digestão dos alimentos.
O vinho também age relaxando as paredes do estômago, através da liberação de óxido nítrico, o que contribui para uma melhor absorção dos nutrientes.
Auxilia no Combate à Obesidade
O vinho também pode ser um grande aliado no combate à obesidade!
É o que revela um estudo realizado pela Washington State University, nos Estados Unidos.
O resveratrol, substância presente no vinho tinto, ajuda a transformar a gordura branca em gordura bege, um tipo de gordura que é mais facilmente eliminada do organismo.
Faz Bem para a Pele
Outra boa notícia: o vinho faz bem para a pele!
O resveratrol, substância presente na pele da uva e no vinho tinto, retarda a ação dos radicais livres, preservando a beleza da pele por muito mais tempo.
Além disso, os polifenóis, outra substância presente no vinho tinto, melhoram a microcirculação e a hidratação da pele.
Aumenta a Longevidade
Quer uma notícia melhor ainda sobre os benefícios do vinho? Beba vinho para ter uma vida longa!
Segundo uma pesquisa da Harvard Medical School, o resveratrol, substância presente no vinho tinto, apresenta um efeito antienvelhecimento, estando ligado ao gene SIRT1, que codifica as enzimas e proteínas estruturais em nosso corpo.
Outro estudo, da University of London, revelou que outro componente presente no Vinho, as procianidinas, ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos.
Esse é um dos fatores que explica a longevidade das populações do sudoeste da França e da Sardenha, na Itália, onde o Vinho é consumido de forma regular, acompanhando as refeições.
"Compartilhe"
Sempre beba Água ao Tomar um Vinho.
Qual é a Taça de Vinho que devo usar?
Diferença do Vinho Reserva para o Reservado?
O que é Vinho Rosé, você sabe?.
O que é Vinho de Mesa, você sabe?.
Evite dores de Cabeça ao Beber Vinho.
Diferença entre Vinho Seco e Vinho Suave.
Diferença entre Tampa de Rosca e Rolha no Vinho.
Deitado ou em Pé, como guardar o Vinho.
Você sabe como Beber Vinho do Porto?.
Tudo que você precisa saber sobre Vinhos.
Confira os tipos e Sabores de Vinho.
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.