Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
O modelo mais antigo e tradicional, a Adega de Vinho Passiva não precisa de eletricidade para funcionar.
O que mantém os vinhos na temperatura ideal são as condições do próprio ambiente onde ela se encontra, sendo geralmente construída no subsolo, onde a temperatura é baixa, mas com boa umidade.
A Adega de Vinho passiva ainda hoje é utilizada em muitas vinícolas para acondicionar os vinhos enquanto eles maturam, como é o caso da tradicional cave francesa.
A Adega Passiva não precisa, necessariamente, ocupar um espaço muito grande, às vezes, um pequeno closet ou despensa pode ser suficiente.
Para que os vinhos sejam mantidos em sua condição ideal, o ideal é que a adega esteja protegida dos raios UV, e seja mantida em um temperatura entre 10°C e 16°C, com um nível de umidade entre 65% e 85%.
A maior vantagem da Adega Passiva, como já mencionado, é que ela não precisa de eletricidade. Entretanto, tem como desvantagem seu custo de construção, que costuma ser alto.
Hoje em dia, com grande parte da população morando em apartamentos, fica difícil encontrar um ambiente com as condições ideais para uma Adega Passiva.
Mas, para aqueles amantes de vinhos que moram em casas, uma adega tradicional pode ser uma ótima opção.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.