Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Vinícola Bodega Trapiche
Uma das mais importantes e maiores de toda América do Sul, a vinícola Bodega Trapiche presenteia-nos com maravilhosos vinhos, além de ser um belo local para visitação.
A vinícola fica localizada perto de Mendoza, na Argentina, aos pés da imponente Cordilheira dos Andes, com uma deliciosa vista da natureza, com oliveiras e vinhedos emoldurando a bela e bucólica paisagem.
Trata-se de uma grande vinícola, a Bodega Trapiche, que deveria ser conhecida por todos os brasileiros que viajam até o nosso país vizinho.
A História que se Funde com a Malbec
É preciso pontuar que a história do vinho na Argentina está intimamente ligada à variedade de uva Malbec.
A Malbec foi trazida em 1853, por Michel Aimé Pouget, agrônomo francês, que tinha como objetivo melhorar a qualidade da produção argentina de vinho.
Experimentaram cultivá-la em diversos locais do país, mas onde ela melhor se adaptou foi junto aos Andes. E a cidade de Mendoza foi onde ela prosperou de forma impressionante.
E não é a toa que lá se encontra uma das maiores produtoras de vinho do país, a Bodega Trapiche.
Ela nasceu no ano de 1883, 30 anos depois da introdução da Malbec no país.
Teve origem em um pequeno e modesto vinhedo conhecido como El Trapiche, localizado em Godoy Cruz, onde começou-se a elaborar vinhos finos.
Em seguida, o crescimento da vinícola foi portentoso, e hoje conta com cerca de 1200 hectares.
Sua sede fica, até hoje no mesmo local, na região de Maipú, a apenas 20 quilômetros do centro de Mendoza.
Durante toda história desta vinícola, a inovação, pioneirismo e atitude foram marcantes, tanto que ela influenciou positivamente toda a produção de vinhos argentinos.
Um exemplo foi a importação de barris franceses, feitos de carvalho, e tanques de aço, que serviam para controlar a temperatura com precisão surpreendente.
A Vinícola Hoje
A Bodega Trapiche apresenta vinhos repletos de personalidade, com sabores e aromas únicos. São bebidas saborosas e frutadas, que possuem muito equilíbrio e harmonia. Além de preços muito competitivos.
A vinícola possui grande capacidade de estoque da produção, contando com milhares de barris. A distribuição é muito expressiva, são exportados vinhos para dezenas de países.
A visitação envolve um tour completo pela vinícola, além da possibilidade de conhecer processos de produção, a adega e, claro, degustação, realizada no espaço Trapiche, restaurante grande e elegante localizado na sede.
Alguns Vinhos da Bodega Trapiche
Finca las Palmas Malbec – Gran Reserva:
Perfumado, encorpado e intenso, além de notas florais e frutadas, com suaves lembranças de baunilha. De boa acidez e com taninos bem colocados;
Iscay Syrah-Viognier:
Com um toque de Viognier, este Syrah traz aroma de pimenta branca, frutas vermelhas e flores. Com taninos delicados, acidez média, macio e adocicado. É um vinho muito elegante.
Terroir Series - Finca Laborde Cabernet Sauvignon
De cor vermelho-granada escuro, com aromas de frutas vermelhas maduras e pimento preta. Também se percebem notas de cereja, especiarias e carvalho. É um vinho de muita estrutura, com taninos ricos e aveludados.
A vinícola Bodega Trapiche é uma opção excelente para visitar, mesmo para aqueles que ainda não conhecem seus rótulos. Para os que já conhecem, é, sem dúvida, uma visita que deve ser feita!
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.