Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Região de San Juan, Um Oásis Argentino
A Região de San Juan é considerada o oásis na terra dos vizinhos argentinos, graças à produção farta e diferenciada.
A região vitivinícola da Província de San Juan despontou recentemente (em relação a outras regiões) no mercado Argentino.
Isso porque segue produzindo exemplares ímpares, que carregam em seus sabores e aromas. Seus vinhos surgem de um relevo montanhoso e de grande altitude, além das ricas condições climáticas da Região.
O Valle de San Juan localiza-se nos arredores da província de Mendoza, e sua capital homônima dista 1.255 km da capital argentina.
Seus vinhedos estão estampados ao longo de quase 90.000 quilômetros, alcançando altitudes acima de 600 metros.
Trata-se de uma área historicamente dominada pela produção de vinhos simples e pelo consumo direto.
Contudo, descobriu-se nas castas Syrah e Bonarda a chave para entrar de vez no mercado vitivinícola.
Conheça os principais vinhos e entenda mais sobre a ascensão da Região de San Juan ao segundo lugar na produção vitivinícola de toda a Argentina.
Região de San Juan: De vinho de Casa para Casa do Vinho
A Argentina como um todo, tem uma história bastante antiga com a produção de vinhos.
Possui marcos históricos como:
* - A massiva importação de vinhas europeias a partir de 1850;
* - O surgimento da primeira escola de agronomia em 1853.
Para a Região de San Juan, podemos dizer que esse marco tem seu alicerce no cultivo das cepas Syrah e Bonarda.
E isso é graças à combinação do clima com a altitude do relevo, que confere aos vinhos desta região a característica de serem bem concentrados em cor e terem taninos atraentes, especialmente saborosos para jovens apreciadores de vinhos.
O sabor muito agradável do vinho se justifica nos mais de 300 dias sob a exposição solar.
Já os vinhedos, assentados em terrenos altos, desfrutam do clima seco e quente. O resultado são vinhos saborosos, leves e macios em taninos.
A grande aceitação dos vinhos, levou a Região de San Juan a se tornar uma das maiores e mais importantes da Argentina, ficando atrás apenas da Região de Mendoza.
Principais Localidades Produtoras e Seus Vinhos
Em San Juan, os vinhedos estão a diferentes altitudes, podendo ir desde 600 metros (próximo ao Vale de Tulum) até os 1.400 metros no que se estende ao Vale de Pedernal.
As principais localidades produtoras da região são:
* - Pedernal
* - Tulum
* - Ullum-Zonda
* - Calingasta
Nessas regiões não são produzidas apenas Syrah e Bonarda, mas uma grande variedade de castas (Moscatel de Alejandría, Torrontes, Chenin Blanc, Pedro Ximénez...) que dão origem a vinhos típicos doces de boa qualidade.
Os vinhos licorosos e generosos produzidos nessa área também caem na apreciação local, conformando um agradável componente do artesanato de San Juan.
A Vinícolas Callia é considerada a mais popular para visitação na cidade e oferece entrada gratuita.
O passeio dá direito a degustação de alguns de seus vinhos e a uma visita guiada, que apresenta o funcionamento da produção de Vinhos Callia.
A visitação da Região de San Juan por si só já causa o deslumbramento de visitantes.
Mas, a experiência de degustação de seus vinhos só ratifica o sabor proveniente do relevo andino e suas diferentes condições climáticas ao longo das encostas.
Pela simplicidade e sabor acentuado de rótulos doces e macios, a região de San Juan agrega altos valores de exportação.
E dessa forma, leva o terroir das cadeias andinas para a casa de milhões de apreciadores ao redor do mundo.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.