Região de Champagne

A Região de Champagne Magia e História

A Região de Champagne Magia e História

A Região de Champagne Magia e História

A Champagne revigora os sentidos, aproxima as pessoas e é essencial para comemorar os momentos mais marcantes da vida!

A bebida élégant, que erroneamente é confundida pela ignorância, ou pela falta de interesse em conhecer..., além de sabor sem comparação traz benefícios para a saúde.

De acordo com a Universidade de Reading na Iglaterra, a bebida com borbulhas, ajuda a prevenir doenças como Alzheimer e desordens psicológicas.

O que instiga ainda mais para a certeza de que, poder visitar a França onde são cultivadas as uvas e transformadas em bebida clássica, é sem dúvida um deleite para os sentidos.

Reims e Épernay, são oficialmente as cidades principais desta região, ficam distantes pouco mais de 40 minutos (considerando o transporte do trem de alta velocidade) da capital França.

Região da Champgne – A região das Caves Famosas e Inigualáveis

A região da Champagne, é o lugar onde as uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay são cultivadas, seguindo os melhores métodos de plantio e colheita.

Com terroir propício, os pequenos agricultores prezam em manter a tradição das castas especiais para champagne.

As duas cidades reconhecidas mundialmente (Reims e Épernay) pela fabricação de marcas mais tradicionais do mundo, hospedam as várias Maisons (casas onde a bebida é cuidadosamente produzida) e nelas que devemos focar quando o assunto é champanhe.

Reims é Encantadora em Todos os Sentidos

No melhor estilo medieval, Reims abriga monumentos épicos como a famosa e excêntrica catedral de Notre Dame.

Lugar enigmático onde a história de Joana d’Arc e do rei Carlos VII, e não menos de Quasimodo (personagem fictício corcunda de Notre Dame) pode ser sentida pela expressão em cada detalhe.

As caves subterrâneas (algumas a mais de 30 metros de profundidade) são centenárias, e abrigam milhões de litros da bebida mais importante para se comemorar datas especiais, ou mesmo para proporcionar deslumbramento ao paladar em qualquer momento do cotidiano.

As Maisons principais de Reims são reverenciadas mundialmente pela qualidade da champagne, e pela presença marcante nas elites mundiais.

Destacam-se:

Taittinger: Degustar uma taça de Champgne na antiga abadia Saint Nicaise, é exaltar toda sensibilidade sensorial possível para uma pessoa;

Maison Veuve Clicquot: garrafas adormecidas, ambiente sombrio e história contribuem para Veuve Clicquot manter a realeza na produção e envaze da bebida;

G.H. Mumm: dois séculos de tradição e a honra de produzir a champanhe que, durante muito tempo, regou as vitórias da Fórmula 1.

Notoriamente todas as fábricas de champanhe de Reims se destacam no universo dos vinhos finos com perlage (as borbulhas que se formam quando o espumante e a champagne são servidos).

Épernay é a Capital da Champagne

O subterrâneo de Épernay é repleto de garrafas de champanhe, mais de 100 km abrigam centenas de litros que geram expectativas de comercialização para o mundo todo.

Linda, organizada, Épernay respira e inspira a sutileza em cada borbulha dos espumantes, aliás, muito bem valorizados no mercado mundial.

São dezenas de Maisons, focadas em oferecer o melhor espumante, direto da pequena Épernay para o mundo.

A arquitetura renascentista, rica em detalhes, é uma prévia das particularidades também encontradas nas casas produtoras da bebida, entre as principais:

Casa Mercier: os impressionantes 18 km de trajeto tudo em túneis abrigam mais de 14 milhões de garrafas. Tours são apreciados por pessoas do mundo todo, onde a história de Eugène Mercier, fundador da Maison, é compartilhada, destacando seu grande propósito: que era o de criar uma bebida com qualidade, porém acessível para todos;

De Castellane: é conhecida e popularizada, leva em seu rótulo a cruz de St Andrew, mesmo símbolo usado por Napoleão para condecorar pessoas que através de atos nobres enalteciam a força da França;

Moët & Chandon: desde 1743 produz espumantes com alcance mundial, forneceu para Napoleão Bonaparte e Rainha Elizabeth II.

Isso é apenas um pouco sobre esse fabuloso lugar da França, onde os espumantes champagne (reais e originais) são cuidadosamente elaborados para o mundo.

Sem dúvida, feliz daquele que pode conhecer um lugar assim e apreciar sabores intensos e inconfundíveis!

"Compartilhe"

VC Sabia?

Uva Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon

Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.

Uva Malbec

Malbec

A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.

Uva Merlot

Merlot

A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.

Uva Tannat

Tannat

A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.

Uva Pinot Noir

Pinot Noir

A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.

Uva Chardonnay

Chardonnay

Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.

Harmonizar Vinhos

Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos
Pães e Vinho

Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.

Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos
Todos os Tipos

Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.

Harmonização de Vinhos e Hamburguer
Hamburguer

Harmonização de Vinhos e Hamburguer.

Harmonização de Vinhos e Queijos
Queijos

Harmonização de Vinhos e Queijos.

Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana
Vegetariana

Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.

Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios
Tábua de Frios

Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.

Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa
Japonesa

Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.

Harmonização de Vinhos e Massas
Massas

Harmonização de Vinhos e Massas.

Harmonização de Vinhos e Chocolate
Chocolate

Harmonização de Vinhos e Chocolate.

Harmonização de Vinhos e Carnes
Carne

Harmonização de Vinhos e Carnes.

Harmonização de Vinhos e Peixes
Peixes

Harmonização de Vinhos e Peixes.

Harmonização de Vinhos e Pizza
Pizza

Harmonização de Vinhos e Pizza.