Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Região da Toscana La Bella Citta
Toscana: castelos, vinhos, personalidades famosas e lindas histórias, razões suficientes para ser digna do título de mais bela da Itália!
Localizada na parte central, é uma entre as maiores da Itália. A distância até Roma fica em torno de 275Km. Suas divisas são: Ligúria, Úmbria, Marcas e Emília Romagna e o oceano.
As 10 províncias que compõe a região possuem características próprias, com particularidades que favorecem o turismo, a produção de uvas, e histórias fantásticas conhecidas no mundo todo.
É de lá também que saem os melhores rótulos do Chianti, vinho de cepas Sangiovese, preciosidade que se funde com a própria história da Toscana.
Terra de celebridades como Leonardo da Vinci, Donatello, Giovanni Boccaccio e Galileu Galilei, quem conhece a região traz consigo lembranças inesquecíveis.
Toscana: 10 Províncias, 10 Surpresas!
Cada detalhe da região é surpreendente, porque existem vários focos, o que faz do lugar um ponto turístico em potencial.
A começar pela capital Florença (Firenze/Florence), berço renascentista, acolheu mentes imortalizadas como Da Vinci, Michelangelo e Galileu.
A herança cultural é rica, entre museus, galerias, você anda pelas ruas e se depara com obras famosas e incrivelmente conservadas.
Mas não apenas na capital, em cada uma das 9 províncias os sentidos são provocados de forma elegantemente sutil.
Pisa: é onde está o maior símbolo italiano a Torre de Pisa, que contracena com mais três grandes obras cinematográficas no espaço denominado Piazza dei miracoli. Uma das cidades mais famosa é Volterra, rainha do artesanato;
Siena: está na parte alta da Toscana e preserva o estilo medieval, o foco principal é o evento denominado Palio de Siena, mas outras duas cidades desta província se destacam no cenário global, são elas:
Montalcino: famosa pelo Brunello Di Montalcino, um vinho caro e muito apreciado. Montepulciano: é reconhecida pelos salames, quitutes e vinhos de cepas sangiovese que resultam no Nobile.
Já San Gimignano é instigante devido as torres enormes, edificadas para que as famílias tradicionais pudessem impor status, e pelo famoso sorvete que produz;
Lucca: delimitada por um grande muro com mais de 5km de extensão e deste lugar surgiram as mais belas óperas do mundo como La Boheme de Giacomo Puccini;
Arezzo: uma das principais atrações é o anfiteatro romano, mas, em Arezzo especialmente, o volume de monumentos e obras é grande. O criador de La Vita è Bella, Roberto Benigni é desta província.
Prato: como a segunda maior da Toscana se destaca pelo comércio de lã. É neste lugar que Filippo Lippi (monge), grande pintor, compôs lindas obras e vivenciou intrigantes histórias;
Grosseto: a cidade respira beleza, entre muitos sítios arqueológicos, o passei no Parque Natural de Moremma é de fato imperdível;
Livorno: o porto enorme, com canais de água por entre as grandes construções e a imponente Fortezza Vecchia, deixam a entrada da Toscana ainda mais perfeita;
Massa-Carrara: Ao pé dos Alpes Apuanos, o castelo medieval, com a torre alta, proporcionar uma das mais belas vistas da Toscana;
Pistoia: A cidade, dona de histórias intensas de traição, é também um dos berços musicais mais importantes da Itália, que inclusive é sede de um grande evento mundial o Pistoia Blues.
Toscana: Cepas e Vinhos Exuberantes!
Existe grande variação nos solos da Toscana, que contribuem para a produção de mais de 3 milhões de hectolitros por ano.
As uvas são variadas, predominando a Sangiovese. Ainda entre as escuras estão a Canaiolo, Morelino di Scansano, Brunello (Montalcino), a Pollera Nera e as de origem francesa Merlot e Cabernet Sauvignon.
Já entre as brancas, a Malvasia nas diversas versões, a Vermentino di Luni, e as da região do Gaule estão a Sauvignon Blanc e a perfeita Chardonnay.
O Chiante é o vinho referência, mas não está sozinho na lista dos rótulos preferidos, pois o Brunello di Montalcino e o Vino Nobile di Montepulciano, merecem que nos curvemos aos sabores e aromas distribuídos ao abrir a garrafa.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.