Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
O Chile é um dos mais importantes países produtores de vinhos do Novo Mundo, sendo um destino imperdível para os enófilos.
Viña Montes
A Viña Montes é a vinícola pioneira na produção de vinhos de alta qualidade no Chile.
Fundada em 1987, por Aurelio Montes e Douglas Murray, a Vinã Montes produziu não somente o primeiro vinho premium do Chile, o Montes Alpha Cabernet Sauvignon, como também o primeiro vinho super premium do chile, o Montes Alpha M.
Além disso, a Viña Montes também é responsável por elaborar um dos mais refinados Carménère do Chile, o Purple Angel Carménère.
Quem cuida da enologia da Viña Montes atualmente é o talentoso Bernardo Troncoso.
Viña Carmen
A Viña Carmen é a mais antiga vinícola do Chile, estabelecida em 1850.
E não é só isso, a vinícola também tem um papel fundamental na redescoberta da uva Carménère, tida como extinta até o ano de 1994, quando foi encontrada em meio a vinhedos de Merlot da Viña Carmen, por Jean-Michel Boursiquot.
Hoje, a Viña Carmen continua sendo referência na elaboração do Carménère Chileno, além de produzir outros ótimos vinhos tintos e brancos, como nas gamas Carmen Insigne, Carmen Premier e Carmen Gran Reserva.
Viña Pérez Cruz
A Viña Pérez Cruz é uma das vinícolas chilenas mais populares entre os consumidores brasileiros.
A vinícola foi fundada em 2001, por Doña Mariana Cruz, viúva de João Paulo Pérez.
A Viña Pérez Cruz conta com mais de duzentos e cinquenta hectares de vinhedos próprios na região do Vale do Maipo, ocupados, em sua maioria, por uvas tintas, como Cabernet Sauvignon.
Aproveite a visita à Viña Pérez Cruz e traga na mala algumas garrafas do Perez Cruz Reserva Cabernet Sauvignon, um dos vinhos tintos mais populares no Brasil.
Viña Concha y Toro
A Viña Concha y Toro é a maior vinícola do Chile, sendo um destino imperdível para os brasileiros que visitam o país.
Fundada em 1833, por Don Melchor Concha y Toro, a Viña Concha y Toro é responsável por 31.4% de todas as exportações do mercado vitivinícola chileno.
E é impossível falar da Viña Concha y Toro sem mencionar os vinhos Casillero del Diablo, um verdadeiro sucesso de vendas no Brasil.
Mas não é só isso, a Viña Concha y Toro também produz vinhos de alta gama, como o Don Melchor, assinado pelo enólogo Enrique Tirado.
Viña Valdivieso
A Viña Valdivieso é responsável por criar a linha de vinhos mais desejados do Chile: Caballo Loco.
Fundada em 1879, por Alberto Valdivieso, a Viña Valdivieso conta com vinhedos nas mais prestigiadas regiões vitivinícolas chilenas, como Vale de Apalta, Vale de Limarí, Vale do Curicó e Vale do Maipo.
Os vinhos Caballo Loco são o grande sucesso de vendas da Viña Valdivieso, mas a vinícola tem muito mais a oferecer, como a gama Valdivieso Single Vineyard.
Viña Garcés Silva
Viña Garcés Silva foi a primeira vinícola a plantar vinhedos no Vale de San Antonio-Leyda, tornando-se uma verdadeira referência nos vinhos da região.
A vinícola foi fundada em 1999, pelo empresário José Antonio Garcés, e seus filhos, como a talentosa Maria Paz Garcés.
A Viña Garcés Silva especializa-se na produção de vinhos tintos, produzidos com a uva Pinot Noir, e vinhos brancos, elaborados com as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc, nas gamas Amayna e Boya.
Viña Morandé
Viña Morandé é uma das mais inovadoras vinícolas do Chile, sendo responsável pelo desenvolvimento da viticultura no Vale de Casablanca.
A vinícola foi fundada pelo enólogo Pablo Morandé, em 1996, e, desde 2011, a Vinã Morande conta com Ricardo Baettig como Diretor da Enologia.
A Viña Morandé oferece um extenso portfólio, com destaque para as linhas Ethikós, Frondoso e Terrarum.
Viña Bisquertt
Viña Bisquertt é uma das vinícolas responsáveis pela revitalização dos vinhos oriundos do Vale de Colchagua.
A vinícola foi fundada pelo casal Osvaldo Bisquertt e Soledad Urrutia, sendo, hoje, comandada por seu filho, Sebastián Bisquertt.
A Viña Bisquertt destaca-se pelos seus vinhos tintos e brancos com ótimo custo-benefício, como as gamas Petirrojo e La Joya.
Viña Koyle
Viña Koyle é uma vinícola com um história recente, fundada em 2006, mas que já é reconhecida por seus ótimos vinhos orgânicos e biodinâmicos.
A vinícola é administrada por Alfonso Undurraga e seu filho, Cristóbal Undurraga, que já trabalhou no Château Margaux, em Bordeaux.
A Viña Koyle conta com três propriedades na região do Vale do Colchagua, Los Lingues, Bertolli e Paredones.
Se você é fã de vinhos orgânicos, vale a pena trazer na mala algumas garrafas da Viña Koyle.
Odfjell Vineyards
Odfjell Vineyards é uma verdadeira referência quando o assunto são vinhos orgânicos e biodinâmicos.
Fundada pelo armador norueguês Dan Odfjell, é, atualmente, administrada por seus filhos, Laurence e Dan Odfjell Jr.
Um grande atrativo da Odfjell Vineyards é a adega projetada por Laurence Odfjell, sendo a primeira adega gravitacional da América Latina.
Não deixe de provar os vinhos orgânicos da Odfjell Vineyards, com as linhas Armador e Orzada.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.