Cabernet Sauvignon
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
No Brasil, temos a vantagem de estar perto de vários países com grande tradição na viticultura, como, por exemplo, a Argentina.
Catena Zapata
Catena Zapata é, sem sombra de dúvidas, a maior e mais importante vinícola da Argentina, eleita como a Marca Mais Admirada do Mundo pela Drinks International!
Fundada por Nicola Catena, em 1902, hoje é comandada pelo grande Nicolás Catena Zapata e sua filha, a Dra. Laura Catena.
A Catena Zapata foi a vinícola responsável por empreender uma verdadeira revolução na Argentina, levando a uva Malbec ao limite de altitude, em Gualtallary, nos Vinhedos Adrianna, considerados como um Grand Cru da América do Sul.
Não bastasse tudo isso, a Catena Zapata ainda conta com Alejandro Vigil como enólogo-chefe, tido como um dos melhores enólogos de sua geração.
Se tiver a oportunidade de visitar apenas uma vinícola na Argentina, escolha a Catena Zapata e prove seus ótimos vinhos tintos e brancos, como o espetacular Catena Zapata Malbec Argentino, que representa o potencial máximo da uva Malbec, a grande estrela de Mendoza.
Bodega Aleanna
Bodega Aleanna é o projeto pessoal de Alejandro Vigil, enólogo-chefe da Catena Zapata, com Adrianna Catena, filha mais nova de Nicolás Catena.
Alejandro Vigil silenciou as melhores parcelas de vinhedos em Mendoza para produzir vinhos de grande personalidade, como as gamas El Enemigo e Gran Enemigo.
A Bodega Aleanna vai além da uva Malbec, que reina soberana em Mendoza, direcionando os holofotes para outras castas tintas, como Bonarda e Cabernet Franc.
Os vinhos brancos da Bodega Aleanna, elaborados com as uvas Chardonnay e Sémillon, também são imperdíveis.
Zuccardi
Zuccardi é uma vinícola familiar, eleita, por três anos consecutivos, como a Melhor Vinícola do Mundo pela World’s Best Vineyards.
Hoje, Sebastián Zuccardi, representando a terceira geração da família Zuccardi, comanda a vinícola, que conta com mais de mil hectares de vinhedos próprios.
Em 2016, a Zuccardi inaugurou uma nova adega, que presta homenagem às montanhas, que definem o clima e os solos da região.
O portfólio da Zuccardi é variado, desde gamas com ótimo custo-benefício, como Zuccardi Q e Zuccardi Serie A, até verdadeiros ícones, como Zuccardi Piedra Infinita e Zuccardi Fósil.
Bodegas Salentein
Bodegas Salentein são uma vinícola pioneira no Vale do Uco, em Mendoza.
Os vinhedos estão localizados em altas altitudes, a mais de 1.200 metros acima do nível do mar, com uma moderna adega subterrânea.
Atualmente, Bodegas Salentein contam com a contribuição de dois grandes nomes no mundo do vinho, Paul Hobbs, como consultor, e Pepe Galante, como enólogo-chefe.
Não saia das Bodegas Salentein sem experimentar os vinhos das gamas Salentein Reserve e Portillo.
Tikal
Tikal é um projeto de Ernesto Catena, filho de Nicolás Catena, da Catena Zapata.
Ernesto estudou Ciências da Computação, Design e História e viveu em vários países do mundo antes de fundar sua própria vinícola.
A Tikal está localizada no Vale do Uco, em Mendoza, com vinhedos cultivados segundo os princípios da agricultura orgânica e biodinâmica.
Um grande atrativo da Tikal é o belíssimo labirinto de vinhedos.
Não deixe de provar os vinhos das linhas Alma Negra, Anima e Padrilhos.
Viña Cobos
Viña Cobos é o projeto do enólogo norte-americano Paul Hobbs, conhecido como “Steve Jobs do Vinho” na Argentina.
Paul Hobbs selecionou vinhedos em Luján de Cuyo e do Vale do Uco, na região de Mendoza.
Atualmente, Andrés Vignoni é enólogo-chefe da Viña Cobos, produzindo ótimos vinhos, como as gamas Cobos Bramare e Cobos Felino.
Bodega Luigi Bosca
Bodega Luigi Bosca é uma das mais antigas vinícolas familiares da Argentina, fundada em 1901.
Atualmente, a Bodega Luigi Bosca é comandada por Alberto Arizu, neto de Leoncio Arizu, o fundador da vinícola.
Ao todo, Bodega Luigi Bosca conta mais de setecentos hectares de vinhedos próprios em Mendoza, divididos entre sete propriedades, Finca Los Nobles, Finca La Linda, Finca El Paraíso, Finca Don Leoncio, Finca La España, Finca Los Miradores e Finca Miralejos.
O enólogo Pablo Cúneo é o responsável pelos ótimos vinhos da Bodega Luigi Bosca, que incluem a linha La Linda, de vinhos com ótima relação qualidade-preço.
Finca Las Moras
Finca Las Moras é uma das mais importantes vinícolas de San Juan, a segunda maior região vinícola da Argentina, depois de Mendoza.
Parte do grupo Pañaflor, Finca Las Moras conta com mais de mil hectares de vinhedos em San Juan, onde são produzidos vinhos tintos, brancos e rosés com ótimo custo-benefício.
Vale a pena trazer na bagagem algumas garrafas das gamas Las Moras e Intis.
Doña Paula
Doña Paula é uma vinícola com um história recente, sendo estabelecida em 1997, mas que já figura entre os melhores produtores do país.
A vinícola Doña Paula conta com quatro propriedades na região de Mendoza, Finca El Alto, Finca Alluvia, Finca Los Indios e Finca Los Cerezos, totalizando mais de setecentos hectares de vinhedos.
Aproveite a visita para experimentar os rótulos das linhas Los Cardos e Doña Paula Estate.
Rutini Wines
Rutini Wines é uma vinícola familiar, localizada em Mendoza.
Estabelecida em 1885, como Bodega La Rural, propriedade que hoje abriga um museu, o Bodega La Rural Wine Museum, contando a história do fundador da Rutini Wines, Felipe Rutini.
As gamas Rutini e Trumpeter são os carros-chefes da Rutini Wines, que conta com Mariano Di Paola à frente da enologia.
"Compartilhe"
Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, secos e balanceados no amargor e aroma.
A Malbec também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon.
A uva Merlot se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado e suave, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. Também elabora vinhos de mesa, tintos e secos.
A Tannat é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa, muito diferente das três clássicas apresentadas acima. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.
A uva Pinot Noir é um exemplo que pode ser usada para a elaboração de vinhos de mesa, como também espumantes, em colorações branca ou tinta. É uma uva suave e muito delicada, bastante difícil de ser cultivada, podendo desenvolver vinhos extremamente saborosos ou pouco complexos.
Essa é uma uva branca, considerada uma das mais nobres para a produção de bons vinhos de mesa ou espumantes, de coloração branca e sabor seco ou demi-sec. Além de ser usada para vinhos brancos, essa é a uva destinada para a preparação de champagnes na França.
Como fazer Harmonização de Pães e Vinhos.
Como fazer Harmonização de todos os tipos de Vinhos.
Harmonização de Vinhos e Hamburguer.
Harmonização de Vinhos e Queijos.
Harmonização de Vinhos e Comida Vegetariana.
Harmonização de Vinhos e Tábua de Frios.
Harmonização de Vinhos e Comida Japonesa.
Harmonização de Vinhos e Massas.